Notícias

Geral

348 certificados entregues em Campo Grande/MS

09/01/2012

A Fundação Ulysses Guimarães do Mato Grosso do Sul entregou na noite da segunda-feira, 19, os certificados de conclusão do Programa EAD para 348 alunos que realizaram cursos no segundo semestre de 2011. A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal.

A presidente da Fundação no Estado, Maria Emilia Ramalho Sulzer, enfatizou que cada uma das pessoas que ali recebiam o certificado estavam adquirindo capacidade de distinguir melhor a realidade em sociedade. “Em resumo, posso dizer que cada um dos senhores passa a ser senhor de si, à medida que ganha mais conhecimento e não permite que outros decidam em seu nome”, completou.

O presidente estadual do PMDB e do Conselho Curador da FUG Nacional, Esacheu Nascimento, ressaltou o carinho com que o PMDB trata os cursos e a Fundação por serem as ferramentas de preparação de pessoas capazes de exigir governos melhores. “As pessoas que passam pelos cursos ficam mais preocupadas com o social e com os interesses coletivos e isto é uma grande contribuição do Partido para com o País e a consolidação da democracia”, disse.

O secretário estadual de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, falou da luta contra a ditadura e a opressão, momento em que se construiu a bela história do PMDB. Lembrou ainda, que o PMDB venceu cinco das oito eleições ocorridas no Estado depois da redemocratização e só na capital ganhou seis das sete que houve e avaliou o fato. “Sabem por que o PMDB venceu tanto? por estar no coração dos sul-mato-grossenses", concluiu.

A presidente do PMDB da capital, Carla Stephanini, lembrou a vontade que sentia como dirigente partidária de oportunizar aos militantes uma melhor compreensão do mundo político e do funcionamento do sistema, problema então resolvido pela Fundação.

Wagner Escobar foi escolhido para falar em nome dos concluintes e declarou que somente pela Fundação Ulysses sentiu o gosto da democracia ao ver a sua comunidade periférica presente em acontecimentos importantes. Afirmou que só com este tipo de formação é que a cidadania chegará em locais afastados do poder como aquele em que está localizada sua comunidade.

Representando os mediadores, falou Aline Balta, deixando a mensagem de que só por ações como as da Fundação é que a luta da justiça social realmente poderá permear os locais mais isolados da sociedade. Aline também agradeceu aos parceiros que cederam os espaços para realização dos cursos.

Também estiveram presentes o vice-presidente da FUG/MS, Gilton Almeida, e representando os demais diretórios municipais, o vereador e presidente do PMDB de Chapadão do Sul, Elso Bandeira.