Notícias

Geral

FUG promove encontro entre institutos educacionais e membros do MDB

10/07/2024

A Fundação Ulysses Guimarães (FUG), em parceria com o Instituto Península, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a organização Todos Pela Educação, realizou encontro com prefeitos, prefeitas e pré-candidatos do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), nesta quarta-feira (10/7) em Brasília. O evento,  que contou com a presença dos presidentes Nacionais do MDB, Baleia Rossi, e da FUG, Alceu Moreira, tem o objetivo de engajar gestores e lideranças do partido para um aprofundamento no programa Educação do Futuro, com diálogo, compartilhamento e formulação de propostas para sobre educação para os planos de governos.

“Um partido político é, ou deveria ser, um laboratório de formulação de políticas públicas que,por sua vez, deve ser uma ferramenta de solução de vida para as pessoas”, afirmou o deputado federal Alceu Moreira, ao complementar que “o MDB quer ser percebido pela população como o partido político com uma proposta para a Educação que gera o espaço de descoberta e vida para os seus filhos e lhes proporciona igualdade de oportunidades.”

O programa Educação do Futuro da FUG apresenta propostas de infraestrutura, qualificação técnica-profissional e soluções adequadas ao ensino do século XXI, de forma a reduzir disparidades educacionais e ampliar a igualdade de oportunidades.

Para esta oportunidade, três instituições foram convidadas para apresentar suas experiências: o Instituto Península, representado por Mariana Betim; a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, com Karina Fasson; e Ivan Gontijo em nome da organização Todos Pela Educação.

Pelo MDB, estiveram presentes Marcus Alexandre, de Rio Branco (AC); Jéssica Sales, de Cruzeiro Do Sul (AC); Rafael Brito, de Maceió (AL); Geraldo Júnior, de Salvador (BA); Lúcia Rocha, de Vitória Da Conquista (BA); Guerino Balestrassi, de Colatina (ES); Euclério  Sampaio, de Cariacica (ES); Ricardo Ferraço, de Espírito Santo (ES); Kalil  Baracat, Várzea Grande (MT); Gabriel  Azevedo, de Belo Horizonte (MG); Júlio Delgado, Juiz De Fora (MG); Stella Nunes, de Coronel Fabriciano (MG); Ulisses Guimarães, de Poços De Caldas (MG); Francineti Carvalho,  Abaetetuba (PA); Patrícia  Alencar, de Marituba (PA); Igor  Normando, de Belém (PA); Antônio Doido, de Ananindeua (PA); Beti Pavin, de Colombo (PR); Tercílio Turini, de Londrina (PR); Fernando Mantovani, de Cascavel (PR); Alex Santana, Rolândia (PR); Paulo Roberto, Vitória Do Santo Antão (PE); Tania Da Silva, de Novo Hamburgo (RS); Neusa Abruzi, de Alvorada (RS); Felipe João Gremelmaier, de Caxias Do Sul (RS); Paula  Facco Librelotto, Cruz Alta (RS); Rogério Grade, Três Coroas (RS); Edison Ubiratan Trindade, de Nova Hartz (RS); Carlos Chiodini, Itajaí (SC); Danielle Garcia Alves, de Aracaju (SE); Euma Tourinho, de Porto Velho (RO); Takaharu Yamauchi, de Diadema (SP); Alexandre  Ferreira, de Franca (SP); Dr. Custódio Tavares, Indaiatuba (SP); Arthur Henrique, de Boa Vista (RR); e Dr Mariano, de Água Boa (MT).

O EXEMPLO DE IMBÉ
A primeira instituição a aderir ao modelo proposto pelo programa Educação do Futuro foi a Escola Olavo Bilac, localizada no município gaúcho de Imbé. Lá, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, implementou um novo modelo pedagógico no qual toda a equipe diretiva e professores trabalham para que o aluno adquira o prazer pelo conhecimento, com atividades práticas, centradas no desenvolvimento de habilidades e competências essenciais que instiguem a autonomia, a criatividade, o pensamento crítico e a proatividade dos pequenos.

A jornada inovadora do Ensino Integral em Imbé (RS) foi tema de artigo da edição especial da Revista Ulysses – Eleições 2024, elaborado pelos consultores da FUG Elisiane da Silva e Luís Loro. O texto, entitulado “Educação que Transforma”, aborda desde a construção do prédio da Escola Olavo Bilac às Estratégias para a implentação do Ensino Integral, passando pela proposta pedagógica e a tecnologia oferecida.

O programa Educação do Futuro, especificamente o projeto Escola do Futuro, no seu desdobramento, procura atender a três vértices importantes dentre os identificados no projeto Educação no Centro: a qualidade da educação, fundamental para a melhoria do nível de aprendizagem; a escolaridade, com o foco na manutenção do aluno na escola; e a avaliação responsável, em que se evolui para poder tratar com franqueza e objetividade das melhorias, com ênfase em tempo e resultado.

MATERIAL DE APOIO
A Escola Olavo Bilac seguiu as orientações expostas no documento “15 caminhos para uma educação do futuro”, produzido pela FUG no âmbito do programa Educação do Futuro, que apresenta 15 eixos considerados essenciais para nortear o processo de construção de uma Escola do Futuro. O documento foi elaborado com base em diversos estudos de múltiplas entidades que produzem conhecimento na busca de evolução da educação brasileira.

O texto aborda com especial atenção a modernização e os avanços tecnológicos que devem tomar conta do ambiente escolar, passando a fazer parte do cenário educacional de maneira premente, além da formação continuada de professores e sua importância para a implementação de mudanças significativas no status quo da educação brasileira.

Cada um dos eixos sugeridos traz consigo um conjunto de contribuições que podem mudar de forma substancial a educação nas cidades que virem a adotá-los. Cada uma das cidades que participam do Programa poderá adotar um ou mais caminhos para a implementação em uma ou mais escolas de sua rede de educação básica.

  • Baixe aqui o documento “15 caminhos para uma educação do futuro”

MAQUETE 3D
O projeto implementado em Imbé (RS), que contemplou a construção de um prédio em uma área de 3.189,91 metros quadrados, é uma promessa de futuro. Com 18 salas de aula, playground, quadra poliesportiva coberta, biblioteca, brinquedoteca, sala de audiovisual, laboratórios e lousas digitais, a escola foi preparada para oferecer uma educação moderna.

A Fundação Ulysses Guimarães (FUG) disponibiliza aos pré-candidatos e pré-candidatas um vídeo com a maquete tridimensional (3D) com base na Escola Olavo Bilac de Timbé (RS) e com acréscimo de outras sugestões. Esse material pode ser utilizado como proposta de ação partidária em campanhas, para demonstrar o compromisso com os valores do programa Educação do Futuro.

  • Clique aqui para visualizar a maquete 3D da Escola do Futuro.

Assista a transmissão do evento na íntegra:

Confira a Galeria de Fotos do evento:

Educação do Futuro