Notícias
FUG Entrevista: Aluno da Escola de Líderes é reeleito Prefeito de Itupeva (SP)
22/10/2024Rogério Cavalin, aluno da primeira turma da Escola de Líderes da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), conquistou a reeleição como prefeito de Itupeva (SP), consolidando sua trajetória política após vencer a eleição suplementar de 2023. Cavalin destaca que a formação na FUG foi fundamental para sua carreira, especialmente ao enfrentar desafios orçamentários. Em sua nova gestão, as prioridades incluem saúde, mobilidade urbana e inclusão educacional, com ênfase na tecnologia, áreas que ele acredita que serão fortalecidas por mais ferramentas oferecidas pela FUG.
O prefeito de Itupeva (SP), cidade de 70 mil habitantes (IBGE/2022) distante pouco mais de 80km da capital paulista, credita grande parte de seu sucesso à formação que recebeu na Escola de Líderes. “Foi um divisor de águas na minha carreira política”, afirma. Ele reconhece que o curso ampliou sua visão sobre gestão pública e foi decisivo na reeleição, dando-lhe confiança para enfrentar os desafios do município.
Eleição Suplementar
Em 2023, Cavalin assumiu a prefeitura após a cassação do antigo prefeito, enfrentando um quadro de dívidas que somavam R$100 milhões. “Tivemos que negociar com fornecedores e ajustar o orçamento, tudo sem comprometer o atendimento à população”, relata.
Agora, reeleito, o prefeito planeja continuar investindo em saúde, reorganizando consultas e ampliando o acesso a médicos especialistas, enquanto também trabalha em mobilidade urbana e inclusão tecnológica na educação. Cavalin acredita que as ferramentas da FUG, como cursos de Gestão Pública e Mobilidade Humana, serão essenciais para implementar essas melhorias de forma eficaz.
Segundo o prefeito, a Fundação oferece visões inovadoras e práticas que podem ser aplicadas com segurança nos municípios para atender às demandas da população. “Esses cursos abrem horizontes e trazem experiências reais que podemos aplicar com segurança nos municípios”, explica.
Cavalin se mantém otimista quanto ao futuro de Itupeva e acredita que, com uma administração bem preparada e apoiada por iniciativas da FUG, será possível continuar entregando uma gestão pública de excelência. “Serviço público de qualidade é possível, e a FUG tem mostrado o caminho”, finaliza.
Confira a entrevista na íntegra:
- Como a formação na Escola de Líderes influenciou sua trajetória política e sua reeleição como prefeito de Itupeva (SP)?
A Escola de Líderes foi um divisor de águas na minha carreira política. Quando eu participei, de verdade, ali a gente tem um novo horizonte da forma de fazer política, de como buscar esse trabalho dentro da administração pública para que ele seja com excelência. São muitos ensinamentos e aprendizados que a gente leva para a vida toda. Então, abre o horizonte da política para a gente que é aluno, quando participa. E na minha questão aqui com a reeleição, que nós disputamos na prefeitura de Itupeva, eu posso afirmar que a base que foi construída com a Escola de Líderes fez toda a diferença, com mais segurança, mais entendimento e muito mais. Mais seriedade, ali na condução, muito mais seriedade mesmo na condução do trabalho. A Escola de Líderes é esse marco na vida de todo aluno que pretende disputar uma eleição e ser político.
- Quais foram os principais desafios enfrentados durante sua primeira gestão e como o curso ajudou a superá-los?
Os principais desafios que nós enfrentamos nesse mandato que assumimos na eleição suplementar foi a questão orçamentária, a dificuldade de ter um orçamento apertado para atender o mês da prefeitura e as necessidades da nossa população. E um desafio ainda maior que é o pagamento das dívidas de curto prazo que o município, que nós adquirimos com essa transição de governo que o município tem, próximos aí de R$ 100 milhões. Nós tivemos que chamar fornecedores, negociar, conversar. Posso afirmar que a Escola de Líderes deu toda essa base para que a gente pudesse ter essa segurança na condução do recurso público e, principalmente, para esse atendimento à população. O curso oferece uma parte sobre finanças e nos abre os horizontes para que a gente possa entender a administração pública.
- Quais são as principais prioridades para sua nova gestão, após a reeleição?
Eu tenho muitos desafios e prioridades aqui para minha cidade de Itupeva. A saúde, reorganização de consultas, médicos especialistas e exames, mobilidade urbana, novas ruas e avenidas, a parte da inclusão que nós já estamos trabalhando dentro da nossa gestão e com muita força. Estamos com o Núcleo para criança autista, onde a Secretaria de Saúde e a Educação trabalham em conjunto e isso tem melhorado muito a nossa educação. A melhora da nota do IDEB é uma outra prioridade que eu tenho na gestão para que a gente consiga render frutos aqui para o nosso munícipe e melhorar o IDEB e incluir a tecnologia dentro da educação. Diferença para os nossos alunos. Tudo isso, e principalmente a parte de tecnologia, educação com inclusão tecnológica, eu vi muito na Escola de Líderes com muita evidência, que é um novo marco.
- Você acredita que outras ferramentas da FUG podem contribuir para atingir essas prioridades?
Eu não tenho dúvida, nenhuma dúvida, de que as ferramentas da FUG, os cursos de Gestão Pública, Mobilidade Humana, Cidades Resilientes, eles contribuem para a visão do gestor. Eu não tenho dúvidas disso. A FUG está de parabéns, porque vai de encontro às nossas necessidades. Abre os horizontes mesmo, para a gente aplicar dentro dos municípios. E são experiências, realidades, que muitas delas já foram vividas e a gente pode implantar dentro dos municípios com toda a segurança e a certeza. O sucesso será evidente, as pessoas podem perceber essa mudança na forma de gestão pública, com prefeitos preparados através da Escola de Líderes. A melhoria no serviço público, serviço público de excelência!, é possível e a FUG tem demonstrado através de todos os cursos.