Notícias
Concluída turma dos primeiros agentes de cidadania de Roraima
05/01/2011A Formação de Agentes de Cidadania Comunitária cumpriu seu propósito já na primeira turma concluída e certificada do Estado de Roraima: modificou pensamentos e ações.
No mês de dezembro, os 14 alunos de São João da Baliza, em sua maioria jovens com idade entre 20 e 26 anos, acadêmicos de Sociologia, encerraram as atividades do curso. Os oriundos da Formação Básica Ulysses Guimarães atestaram a nova proposta de vídeoaulas e o conteúdo programático.
Esta foi a segunda turma mediada por Rosivan Nunes Guimarães, que já viabilizou a aceitação dos certificados da Fundação como atividade complementar na Universidade Estadual de Roraima. “Estamos aguardando as novidades da Fundação para este ano. Acompanhamos o site, os periódicos e esperamos logo ter novos cursos. O Programa EAD vem aumentando o poder crítico do cidadão”, afirmou.
O mediador ainda salientou que o entendimento dele e dos alunos sobre a formação e composição dos conselhos municipais era equivocada. “Os novos conhecimentos adquiridos irão ajudar inclusive para reivindicar um maior espaço aos representantes da sociedade civil, número bem menor em comparação aos representantes do governo, em alguns conselhos”, avaliou.
A pouca participação da sociedade nos conselhos também é relada pela aluna Acrane da Silva Bezerra, que atuava no Conselho Municipal de Pais e Mestres. Ela descreve que tanto a formação quanto a composição do mesmo não eram adequadas. Formanda do EAD/FUG, a agente comunitária de saúde, agora faz parte de uma chapa para eleição do conselho de seu sindicato. “É só o começo, estou municiada de informações e todos os conselhos em que participar irão atuar da forma correta”, completou.