Notícias
Peemedebistas do Piauí recebem Estradas e Bandeiras
22/09/2011Os presidentes nacionais da Fundação Ulysses Guimarães e do PMDB, deputado Eliseu Padilha (RS) e senador Valdir Raupp (RO), respectivamente, realizaram nesta quinta-feira (22), na cidade de Teresina, no Piauí, a 19ª etapa do programa Estradas e Bandeiras – Rumo aos Municípios 2012, que percorre o país preparando e qualificando os quadros do partido.
O evento promovido na sede da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi), contou com a participação das lideranças nacionais e estaduais da legenda e da própria Fundação. No início da manhã, os coordenadores do programa se reuniram com o presidente da Fiepi e também vice-governador do estado, Antônio Morais Souza Filho, para debater o cenário político enfrentado pelo PMDB.
Durante a abertura do encontro, o secretário-executivo da Fundação nacional, João Henrique Sousa, destacou a importância de trazer o programa Estradas e Bandeiras para o estado. “Este partido e esta Fundação já viveram momentos gloriosos. E hoje ainda estamos comemorando a formatura de 82 alunos nos cursos ministrados pela FUG, que leva o Piauí a formar quase 1000 alunos. Juntos, Partido e Fundação, continuaremos a ser a maior legenda do país”, afirmou.
Para o vice-governador Morais Souza Filho, o Estradas e Bandeiras demonstra a grandeza do PMDB. “Vemos aqui uma pequena demonstração do que se espera do PMDB. Nosso partido foi responsável pelas grandes obras realizadas no estado. O legado deixado pelo ex-senador Alberto Filho – que teve um papel importante na construção do estado – não pode ser esquecido por cada um daqueles que compõe nossa legenda”, disse.
Morais Souza fez um apelo para que os peemedebistas se empenhem para garantir novos focos de investimento locais. “Este é um novo PMDB, um partido que não aceita mais que o Piauí seja tratado de forma diferente. Vamos exigir respeito para nosso estado. Até hoje não conseguimos verbas para concluir o porto de Luís Correia”, declarou.
REFAZENDO A POLÍTICA – Após apresentar o vídeo sobre a história do PMDB, desde a fundação do antigo Movimento Democrático Brasileiro, e sobre as atuais atividades da FUG, o presidente Eliseu Padilha ressaltou aos participantes do evento a importância dos militantes peemedebistas refazerem a política brasileira, que atualmente é desacreditada por boa parte da população. Em seu discurso, Padilha estimulou os participantes a criar novas turmas dos cursos da FUG. “É fundamental que possamos disseminar o conhecimento dentro do próprio partido”, lembrou.
De acordo com Padilha, que conversou com alguns dos participantes, o interesse demonstrado por cada um dos militantes presentes torna a edição piauiense do Estradas e Bandeiras uma das mais profícuas. “Eu e o presidente Valdir Raupp andamos o Brasil inteiro nos últimos meses e podemos afirmar que este tipo de auditório, imaterial, é absolutamente singular”, elogiou.
NOVOS RUMOS – O presidente do PMDB do Piauí e primeiro vice-líder do partido na Câmara, Marcelo Castro, destacou o momento político vivido pelo partido no estado e no cenário nacional. O parlamentar explicou aos militantes e às lideranças locais alguns dos principais aspectos das negociações que envolvem a distribuição de royalties do pré-sal – que deve ser votada no próximo dia 5, Brasília – e a Reforma Política – que continua sendo debatida na Câmara. “O PMDB se comprometeu em não prorrogar mais a decisão para a distribuição dos royalties. Além disso, estamos nos últimos momentos da Reforma Política. Não será possível votar uma reforma para o próximo pleito de 2012, mas estamos lutando por um sistema eleitoral que melhore a representatividade política em todo o país”, esclareceu.
Em relação ao futuro político do PMDB, Castro defendeu a necessidade de a legenda ter em 2012 o maior número possível de candidatos nos pleitos municipais, e em 2014, candidatura própria para os Executivos estadual e federal. O deputado anunciou, ainda, a filiação de “um grande ex-peemedebista, que se propõe a ser candidato a prefeito de Floriano, que é Silas Freire”. Outros peemedebistas também foram anunciados como pré-candidatos os deputados estaduais à prefeitura das cidades de Picos, Cléber Eulálio, Oeiras, Mauro Tapeti, e Parnaíba, Juliana Morais.
O deputado Marllos Sampaios (PI) transferiu seu título, da cidade de Esperantina para a capital Teresina, onde deverá disputar a prefeitura no próximo ano. Ovacionado pela militância, Marllos reforçou seu compromisso com partido e a população de seu estado. “O apoio dado pelo PMDB fortaleceu minha decisão de transferir o domicílio eleitoral e colocar meu nome à disposição para a população teresinense avaliar”, enfatizou.
O presidente da Assembleia Estadual, deputado Themistocles Filho, que é também presidente municipal do PMDB, relembrou a necessidade de o partido no estado se esforçar para vencer as eleições em 2012.
O presidente do PMDB, Valdir Raupp, iniciou seu discurso elogiando o trabalho desenvolvido pelo presidente Eliseu Padilha, na formação de líderes e militantes do PMDB com os cursos ministrados pela Fundação e os desafios apresentados ao partido em todo país. “Estou há 32 anos no PMDB. Minha experiência me leva a afirmar que não tem como se escrever a história desse país ou de nenhum estado sem inserir nela o PMDB. Por essa razão a legenda está hoje colaborando com o governo da presidente Dilma Rousseff. Sem o apoio do PMDB poucos governos teriam tido sucesso, por isso nosso partido é forte”, lembrou.
Após o encerramento político do evento, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Espírito Santo, Francisco Donato, em palestra, relatou aos presentes as bases nas quais se fundamenta e se cria uma agremiação partidária. “Precisamos despertar em nosso partido o senso de organização e planejamento e procurar orientação e buscar sempre o aprimoramento”, defendeu.