Notícias

Geral

Lançamento da Formação Política para Juventude

28/02/2012

A Formação Política para Juventude oferecido pela Fundação Ulysses Guimarães será lançado oficialmente no 2º Congresso Nacional da JPMDB, de 16 a 18 de março. Nesta entrevista, Eliseu Padilha (RS), presidente nacional da FUG, fala sobre os benefícios do curso voltado para jovens oferecido pela instituição. Ele explica o que levou a fundação a elaborar aulas específicas para a juventude do PMDB, qual o diferencial do cronograma do curso em relação aos demais oferecidos pelo partido, e diz quais são as expectativas da FUG nessa nova etapa, observando que as lideranças políticas que estão surgindo serão capacitadas para contribuir para o fortalecimento da cidadania e da democracia do país.

PMDB-RJ: Qual a sua visão sobre os cursos de formação política para jovens?

Eliseu Padilha: A formação política é indispensável para o pleno exercício da cidadania. Assim, para ser cidadão ativo na comunidade, faz-se necessário saber o que é realmente a política. Conhecimento indispensável para todos, em especial para os jovens, que construirão o mundo de seu tempo. É preciso conhecer as instituições políticas e suas múltiplas faces ante a sociedade. Com base nessa premissa é que atendemos à solicitação da Juventude do partido, de Norte a Sul e de Leste a Oeste, no sentido de que produzíssemos um curso específico para os jovens. Agora, estamos percorrendo o Brasil para divulgar e instalar centenas de turmas em todas as regiões. Os jovens que participarem do curso poderão vir a ser os protagonistas de uma grande renovação política, em seu município, em seu estado e no país.

PMDB-RJ: O que levou o PMDB a elaborar um curso específico para os jovens do partido?

Eliseu Padilha: Realizar um diálogo formativo com a juventude brasileira é o objetivo do novo curso. A FUG, sentindo um grande vácuo político na história recente de nosso país, optou por utilizar as ferramentas de informação para formação da cidadania a partir da base partidária e da sociedade. O conhecimento produzido pela fundação visa a disseminar o conhecimento sobre a ciência política e suas diversas vertentes. A Formação para a Juventude fará uma viagem às teorias políticas clássica, moderna e contemporânea; e a tantos outros segmentos da sociedade brasileira, inclusive aos problemas vivenciados pelos jovens no campo. Transportaremos nossos alunos dos conceitos de poder e cidadania à realidade da juventude negra; ao que defendiam os filósofos contratualistas, ao que pensa a juventude brasileira. O projeto objetiva qualificar o cidadão para a participação social e política, garantido uma formação reflexiva e crítica, necessária para a atuação como novos agentes políticos sociais.

PMDB-RJ: O que diferencia esse curso dos demais já oferecidos à militância?

Eliseu Padilha: As principais diferenças são a linguagem e o foco. Vídeo-aulas e apostilas foram idealizados tendo como público-alvo jovens de 14 a 29 anos. Tudo feito com uma linguagem informal, dinâmica e capaz de despertar o interesse dos alunos pelo estudo. Assim eles se juntarão aos que acreditam que só a #EducacaoLiberta.

PMDB-RJ: Fale sobre o conteúdo desse novo curso?

Eliseu Padilha: O Curso está dividido em dois Módulos. O primeiro, denominado “Compreendendo o processo político”, é composto por quatro aulas sobre os seguintes temas: a política, o poder, a cidadania, o Estado e a democracia. Nesse módulo, o foco é a ciência política. É de base conceitual e histórica, que contextualiza e dá condições objetivas para o aluno poder passar para as próximas discussões. Teorias e conceitos serão lançados como alicerces para a edificação do conhecimento específico nos movimentos de juventude, a serem tratados no segundo módulo.

Já o Módulo 2 abordará a “Juventude em movimento!”, no qual é priorizado o estudo do conceito de participação, com ênfase nos movimentos de juventude e da sua função político- social, bem como nas políticas públicas, em especial aquelas voltadas para a juventude. Também será abordada a atenção ao grupo etário, além de uma análise sociológica do líder e da liderança, de sua construção histórica e de sua função político-social. Neste módulo há ainda uma aula específica para a compreensão e a análise do Estatuto da Juventude.

PMDB-RJ: Quem poderá participar?

Eliseu Padilha: Jovens de todas as idades dispostos a seguir as regras estabelecidas pelo programa de Formação Política da Fundação, ou seja, matrícula regular, participação nos encontros presenciais e nos trabalhos em grupo. Apesar de o conteúdo ser voltado às ações de juventude, o curso não tem idade mínima ou máxima como limitadora.

PMDB-RJ: Como a inscrição pode ser feita?

Eliseu Padilha: A inscrição pode ser feita pelos sites www.ead.fundacaoulysses.org.br ou www.educacaoliberta.org.br. Basta clicar no botão PARTICIPE, preencher a ficha de inscrição e escolher a opção Formação Política para a Juventude. A abertura de turmas também poderá ser solicitada pelo e-mail ead@fundacaoulysses.org.br , via menu fale conosco do site www.ead.fundacaoulysses.org.br ou ainda pelo telefone (51) 3072 7015 .

PMDB-RJ: Qual a expectativa da FUG em relação ao curso?

Eliseu Padilha: A principal expectativa da fundação é motivar os jovens a aderir ao programa e provocar sua reflexão sobre a essência do processo político e da função pública, para que as novas lideranças políticas sejam capazes de contribuir para o fortalecimento da cidadania e da democracia. É necessário despertar o cidadão para a responsabilidade político-social. Neste caso específico, falo sobre a participação dos indivíduos na formulação de políticas públicas de juventude. Esperamos que, após a conclusão das aulas, os participantes tenham interesse nos demais cursos oferecidos pela fundação. O conhecimento não ocupa lugar e sempre faz bem para a cabeça.

PMDB-RJ: Em que estados os cursos acontecerão e quantos jovens a FUG pretende formar em 2012?

Eliseu Padilha: Os cursos poderão ocorrer em todos os estados da Federação. Já foi feito o treinamento de mediadores, para turmas pilotos, nos estados do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Temos a expectativa de abrir turmas em no mínimo 3.000 municípios, objetivando atingir mais de 100.000 alunos.

PMDB-RJ: Quando os cursos começam?

Eliseu Padilha: Neste momento estamos na fase de matrículas, em todos os estados da Federação.

PMDB-RJ: O curso será lançado oficialmente no 2º Congresso Nacional da JPMDB. O senhor considera o momento ideal para conclamar a juventude do partido para participar do curso?

Eliseu Padilha: Estaremos no Rio de Janeiro levando nosso entusiasmo pela formação política de nossos jovens. A fundação idealizou este curso em parceria com a JPMDB Nacional, e não teria melhor oportunidade para o seu lançamento do que um Congresso Nacional de Juventude no Rio de Janeiro.

PMDB-RJ: Quais as vantagens que os jovens terão ao serem certificados pela FUG?

Eliseu Padilha: A proposta do EAD não é o mero repasse de conteúdo ao aluno, mas propiciar que ele seja construtor do conhecimento e tenha capacidade crítica diante dos temas propostos. Assim, o objetivo não é só o acúmulo de saberes, nem o de fixação de datas históricas e teorias. A proposta é garantir a acumulação do conhecimento a partir da compreensão. Outra grande vantagem é a possibilidade de uso dos certificados de conclusão do curso como carga horária para atividades complementares nos cursos de graduação, nas faculdades e áreas afins, gratuitamente. A Formação Política para a Juventude ofertará Certificação de Conclusão de Curso com 45horas de duração.

PMDB-RJ: Como foi sua trajetória na FUG?

Eliseu Padilha: Sou idealizador do Programa de Formação Política pelo método de ensino à distância, em parceria com institutos de ciências políticas das principais universidades do país. Já ministrei cursos de reconhecida qualidade técnica a mais de 200.000 cidadãos brasileiros, e faço a edição da Revista Ulysses, que já esta no acervo da Biblioteca Nacional. Respondo, também, pela implantação e alimentação das páginas do partido e da FUG na internet. Por fim, edito o Jornal Movimento, com notícias das bancadas da Câmara dos Deputados e do Senado.