Notícias

Geral

Deputada Marinha Raupp analisa o mercado de trabalho para as mulheres

19/07/2012

A nova videoaula, integrante do Programa EAD, que trata sobre políticas públicas de gênero já está disponível aos interessados. Ela pode ser realizada juntamente a qualquer outro curso EAD, basta ser solicitada pelo e-mail ead@fundacaoulysses.org.br.

Uma das temáticas abordadas é o mercado de trabalho, que conta com a participação da deputada Marinha Raupp para desmembrar o assunto.

"Embora o crescimento do número de mulheres na população economicamente ativa tenha se intensificado nos últimos 30 anos, a chegada das mulheres ao mundo do trabalho ainda é insatisfatória. O avanço tecnológico torna obsoletas as 'tradicionais' profissões femininas em escritórios, indústrias, nas ocupações agrícolas e manuais. O trabalho ocasional ou à domicílio, 'invisível', conforme definição da Organização Internacional do Trabalho, expõem às mulheres à exploração e as excluí da proteção da legislação trabalhista. Nos países em desenvolvimento, as dificuldades econômicas dos programas de ajuste estrutural leva as mulheres a empregos no setor informal urbano e rural", destaca a deputada.

Ela ainda analisa que no Brasil a situação é agravada particularmente a partir dos anos 80, com o crescimento do número de lares chefiados por mulheres. "Ou seja, a associação entre baixos salários e as responsabilidades de chefiar uma família faz com que cada vez mais a pobreza adquira um perfil feminino. Segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, mesmo com o aumento da presença feminina no mercado de trabalho, se mantém a tendência das mulheres receberem menor remuneração do que os homens. Apesar dos avanços e dos programas governamentais de combate à discriminação no emprego, permanece a desvalorização histórica de trabalhos ditos femininos. Ou seja, permanece o obstáculo a ser superado", finaliza.

O conteúdo da aula sobre Políticas Públicas de Gênero também aborda a violência contra as mulheres, saúde, direitos sexuais e reprodutivos e revê parte da história das mulheres no Brasil avaliando conceitos como empoderamento, igualdade e equidade de gênero. A professora responsável é Jussara Prá, doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo.