Notícias
Deputada Rose de Freitas analisa participação feminina em videoaula da Fundação
25/07/2012Para falar sobre a participação feminina na política, o Programa de Formação EAD da Fundação Ulysses Guimarães convidou a deputada federal Rose de Freitas. Sua análise está disponível na nova videoaula que trata sobre Políticas de Gênero, que pode ser realizada em conjunto a qualquer outra formação EAD, basta ser solicitada pelo e-mail ead@fundacaoulysses.org.br.
"Resultados de pesquisas e a evidência empírica revelam tanto as dificuldades de inclusão das mulheres em grupos historicamente dominados por homens, como o problema da baixa representação política feminina na maioria do planeta. O Brasil está entre os países que ostentam os piores índices nesse quesito, seja em âmbito mundial, seja em plano regional, onde ficamos aquém de nossos vizinhos latino-americanos. A eleição da primeira presidenta da república no Brasil, em 2010, aliada à nomeação de mulheres para responder por uma dezena de pastas ministeriais, tende a melhorar a classificação do país no índice de comando do executivo", destacou Rose.
A deputada também explanou sobre a questão das cotas. "O tema, inegavelmente, voltará à tona na avaliação futura de relatórios brasileiros. Ainda mais quando se tem em conta que a revisão desse dispositivo, firmada na Lei nº 12.034, da mini-reforma política de 2009, se mostrou insuficiente para incidir sobre a ausência das mulheres em esferas de poder e decisão. Portanto, fica em aberto o compromisso do país enfrentar o problema da sub-representação das brasileiras na política", concluiu.
O conteúdo da aula sobre Políticas Públicas de Gênero também aborda a violência contra as mulheres, saúde, direitos sexuais e reprodutivos e revê parte da história das mulheres no Brasil avaliando conceitos como empoderamento, igualdade e equidade de gênero. A professora responsável é Jussara Prá, doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo.