Notícias
Grupo de trabalho sobre Reforma Política da Fundação define plano de trabalho
28/11/2012Brasília (DF) – O Grupo de Trabalho para a Reforma Política, criado pela Fundação Ulysses Guimarães, volta a se reunir nesta quarta-feira (28), após a primeira reunião realizada na última semana, para debater as propostas que tramitam no Congresso Nacional e sugerir mudanças.
Sob a coordenação do secretário-executivo da Instituição, João Henrique Sousa (PI), os membros do grupo definiram que irão estudar cinco trabalhos já existentes: o da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), o da Comissão Especial da Reforma Política da Câmara dos Deputados – relatório do deputado Henrique Fontana (PT-RS) – e o da própria Fundação que, por meio da realização de uma pesquisa, possibilitou à sociedade manifestar-se sobre os pontos que ela defende em uma Reforma Política.
Segundo informou João Henrique, a ideia é individualizar a análise dos conteúdos: “cada um trará sua contribuição e fará sua análise destes trabalhos, para, depois, finalizarmos a proposta que representará a Fundação Ulysses Guimarães”, afirmou.
O presidente nacional da Fundação, deputado Eliseu Padilha (RS), presente à reunião, disse que este trabalho é muito importante, porque abre o debate com a sociedade. Padilha também esclareceu as etapas que compõem o processo de análise: “assim que o Grupo finalizar o trabalho, vamos submetê-lo ao Conselho Curador da Fundação. Aprovado, entregaremos o documento final ao presidente nacional do PMDB para que ele o apresente ao Diretório Nacional do nosso Partido”, ressaltou Padilha.
Nesta semana, os membros deverão apresentar suas considerações acerca dos cinco trabalhos que se propuseram analisar, para, juntos, começarem a construir uma proposta de Reforma Política.
O grupo é presidido pelo secretário-executivo da Fundação, João Henrique Sousa (PI), e composto por: Esacheu Nascimento (MS) e Gleire Belchior (RN), membros do Conselho Curador da Fundação; Fernando Melo, presidente estadual da FUG-AC; e Genebaldo Correia, secretário da FUG-BA, que sugeriu a criação do grupo de trabalho.
A Fundação já está recebendo colaborações sobre o assunto Reforma Política por meio do seu site, www.fundacaoulysses.org.br ou pelo e-mail acs@fundacaoulysses.org.br