Notícias

Geral

Tecendo a Rede: sucesso no Espírito Santo

02/05/2013

Aproximadamente 300 peemedebistas compareceram no sábado, 27, na Assembleia Legislativa, em Vitória, para participar do evento Tecendo a Rede da Fundação Ulysses Guimarães.


A série Tecendo a Rede está percorrendo todos os estados brasileiros em busca da qualificação dos gestores públicos municipais.


Na edição do Espírito Santo, a abertura ficou por conta do presidente do PMDB/ES, deputado federal Lelo Coimbra. O secretário-geral do PMDB/ES, Chico Donato, conduziu o evento e recepcionou os convidados que chegavam das distintas regiões do Estado, muitos tendo enfrentado o desconforto de interrupções na viagem devido as intervenções que estavam ocorrendo na BR 101 (via necessária para o deslocamento dos mesmos).


Na sequência, os presentes acompanharam a palestra Transparência e Controle Social, da Gerente Nacional do Programa de Formação Política da Fundação, Elisiane da Silva, que também abordou sobre o Programa EAD, que leva aos peemedebistas a "oferta do conhecimento como instrumento de fortalecimento da cidadania, bem como, da história vanguardista do partido", destacou.


Já a especialista em Gestão de Convênios e Contratos de Repasses do Governo Federal (SINCOV), Leene Marques, tratou da importância em ter amadurecida na gestão pública a ideia de uma equipe especializada nos repasses do Governo Federal, pois sem a qual é dificultada ou até inviabilizada diversas ações nos Estados e Municípios, cerceando benefícios importantes para a coletividade.


O ex-governador Paulo Hartung, a fala mais aguardada no evento, representou também o senador Ricardo Ferraço, adjetivado como "um agente político de primeira grandeza representando o Estado do Espírito Santo em Brasília".

 

Hartung, após saudar a toda bancada peemedebista, explanou sobre a conjuntura econômica internacional e nacional, fez críticas quanto as perdas do Espírito Santo com algumas questões que, no seu ponto de vista, deveriam ter tratamento mais adequado, falou da importância dos incentivos fiscais e o quanto isto representa para a descentralização da indústria e, naturalmente, da economia brasileira.

 

“No modelo atual, se não houver incentivos fiscais o único Estado que permanecerá de pé economicamente é São Paulo e só”, disse Hartung, reiterando não ter nada contra o Estado paulista mas, com as perdas que sofreu o Espírito Santo com o Fundap e com a possibilidade da alteração nas alíquotas do ICMS – além dos royalties -, a tendência é que o Estado necessite fazer todo um trabalho novamente, como aconteceu quando assumiu em 2003.


Paulo Hartung enalteceu o trabalho que vem desenvolvendo o presidente do PMDB/ES, Lelo Coimbra, e o secretário-geral, Chico Donato, na organização do partido, tecendo elogios a ambos com a concordância da plateia e anunciou que estará presente aos próximos 7 encontros regionais do partido no Estado.

 

Também estiverem presentes no Tecendo a Rede Espírito Santo, os deputados estaduais Luzia Toleo, Marcelo Santos, Sérgio Borges, Paulo Roberto e Solange Lube. Além de prefeitos, vices e vereadores.