Notícias
79 turmas mediadas e muita satisfação
07/05/2013"Certa vez, uma aluna matriculou-se para o curso de Gestão Pública, mas não pode prosseguir com as aulas porque estava grávida, às vésperas do nascimento da filha. Tempo depois, ela participou de um concurso público e disse que o conteúdo era exatamente igual ao proposto no curso de Gestão da Fundação, e ela não sabia quase nada e por isso não foi aprovada. Na turma seguinte que abrimos, lá estava ela, matriculada na nossa formação em busca de conhecimento", essa é uma das histórias do mediador Joaci Conceição Silva, de Cuiabá, Mato Grosso, que atesta a sua satisfação em mediar turmas do Programa EAD.
Formado em Direito e funcionário da Câmara Municipal de Cuiabá, Joaci, 48 anos, iniciou no Programa EAD pois achou que seria interessante difundir o conhecimento e levar a um grupo de cidadãos essa visão da administração pública. De lá para cá, o mediador conquistou muito mais que um grupo, hoje consagra-se com 79 turmas já mediadas e muitas alegrias. "A principal diferença que se nota do primeiro ao último dia de aula é o senso crítico que o cidadão passa a ter sobre a política e os políticos", completou.
O mediador experiente, compartilha a sua fórmula do sucesso. "Procuramos dar as aulas no período noturno ou nos fins de semana para que todos que trabalham possam participar. Às vezes, muitos estão cansados após um dia exaustivo de trabalho, então costumo traduzir o conteúdo para uma linguagem mais popular e com exemplos locais para que todos entendam e não achem que é um bicho de sete cabeças", explicou.
Joaci utiliza os momentos pedagógicos para além da integração dos alunos, ele leva palestrantes às aulas que dominam o conteúdo tratado no dia. "Procuramos sempre a opinião dos alunos e esclarecemos as dúvidas. Havendo a possibilidade, chamamos um palestrante, por exemplo, um funcionário do Tribunal de Contas para falar sobre controle externo, ou um vereador para explicar as atribuições do cargo.
Em sua avaliação, essa integração tem gerado resultados positivos, visto que os alunos que encerram um curso, já matriculam-se em outros e muitos externam a sua felicidade com a experiência e continuam a manter contato. "Como mediador, divulgo meu celular, e-mail e facebook, pelo quais permanecemos sempre em contato. Sinto-me muito gratificado quando o aluno vem agradecer a oportunidade e dizer que gostou do curso e do mediador" encerra o mediador.