Notícias
As finanças públicas do Estado do RS
19/06/2013A Fundação Ulysses Guimarães filial do Rio Grande do Sul recebeu, no último dia 17, o economista Darcy Francisco Carvalho dos Santos para palestrar sobre a temática "As finanças públicas do Estado do RS: passado, presente e futuro".
"Nós não temos a pretensão de construir verdades absolutas, nós queremos trazer uma opinião; amanhã, quem sabe, vamos trazer outra opinião completamente diferente, para que nós possamos ter, a partir dessa associação crítica, condições de tomar cientificamente uma posição que esteja correta", disse o presidente da Fundação Ulysses Guimarães Nacional, Eliseu Padilha, durante a abertura do seminário.
Com a presença de uma plateia de nomes fortes na contribuição e trabalho ao desenvolvimento do Estado, o economista Darci citou o filósofo Friedrich Nietzsche ao abrir a palestra, dizendo que o maior inimigo da verdade é a convicção, logo o que ele apresentaria ali era um ponto de vista, dentre tantos que há. Assim fez uma exposição que abrangeu do início do endividamento do Estado em 1965 até os dias atuais, analisando pensões, folhas de pagamento, taxas de crescimento, relações de pisos salariais, entre outros, até sugestões de medidas imediatas a serem tomadas e reformas estruturais.
"Uma noite histórica, não só por esse tipo de discussão que estamos fazendo aqui, mas também pelas manifestações de rua. Neste momento, temos mais de um milhão de jovens nas ruas das cidades do Brasil. A causa que levou essa gurizada às ruas: uns é o aumento no valor das passagens; outros é o desperdício; outros a falência dos serviços públicos; e todas essas causas tem relação direta com o que estamos discutindo aqui", falou o presidente do diretório estadual do PMDB/RS, deputado Edson Brum, fazendo menção aos protestos ocorridos na mesma noite, em 7 capitais brasileiras.
"O projeto de governo, no entendimento da executiva do PMDB estadual, das bancadas, do nosso – da Fundação – e no da base partidária, passa necessariamente pelo enfrentamento destas questões. A exposição enfocou a grave situação de desequilíbrio financeiro do Estado. Os números apresentados, embora desalentadores, são desafios para se construir um plano de governo em que a sociedade gaúcha tenha absoluto conhecimento do que está ocorrendo com a coisa pública, com a gestão pública, com as finanças públicas. Ela não quer ser mais enganada. A partir desta realidade concreta, vamos estabelecer cenários e ações que levem a um projeto do partido para assumir a direção do governo do Estado", disse o presidente da Fundação filial do RS, Eduardo Battaglia Krause.
Estiveram presentes, os deputados estaduais Giovane Feltes, Maria Helena Sartori, Nelson Harter e Alexandre Postal, além do presidente do PMDB/RS, deputado Edson Brum. O ex-prefeito, José Ivo Sartori, o desembargador Dorval Braulio Marques, o vereador Guilherme Socias Villela, o representante do CREA/RS, Joel Fischmann, o diretor da ABCR, Luiz Dahlem, o diretor de Engenharia da Concepa, Thiago Vitorello, e do Grupo Editorial Sinos, Mario Gusmão.
** Darcy Francisco Carvalho dos Santos é especialista em Integração Econômica e Comércio Internacional, pela PUC/RS, e bacharel em Ciências Econômicas e em Ciências Contábeis, pela mesma instituição. Ganhador de dois Prêmios do Tesouro Nacional, é autor de 5 livros e possui dezenas de artigos e estudos publicados. Assumiu como assessor para assuntos de Finanças Públicas em diversas secretarias Municipais.