Notícias
Fundação promove debate sobre o atual momento político e social do Brasil
01/07/2013Brasília (DF) – “Para onde a cidadania quer levar o Brasil?” é o tema do Seminário que a Fundação Ulysses Guimarães promoverá na próxima terça-feira, 2 de julho, em Brasília, com as Bancadas do PMDB no Senado e na Câmara. A ideia é fazer uma reflexão sobre o atual momento pelo qual passa o Brasil, que se encontra embalado por manifestações políticas e gritos sociais que ecoam pelas ruas. Estarão presentes três especialistas na temática: Renato Meirelles, Paulo Baía e Thiago de Aragão.
Para o presidente nacional da Fundação, Eliseu Padilha (RS), este é o momento em que o PMDB deve ouvir os clamores da sociedade, e o papel da Fundação é promover este debate e estimular as ações necessárias. “Somos um Partido que nasceu como expressão dos anseios populares, da vontade de fazer o novo, do movimento democrático. Agora, temos a obrigação de ouvir a cidadania e de reinventar ações, atendendo aos anseios populares”, afirmou.
O que diz a cidadania que está nas ruas? O que diz a sociedade sobre os serviços públicos? O que quer a cidadania da política? Estas e outras perguntas serão respondidas no Seminário que acontecerá no Plenário 2 da Câmara dos Deputados, das 10h às 12h.
“É nossa obrigação corresponder a este momento. Ele significa a busca pelo novo, pela reinvenção e pela mudança. O povo, quando sai às ruas, luta por um ideal. E, neste momento, nós, homens públicos, temos a obrigação de ouvir e tentar traduzir este sentimento em ações políticas, sociais e econômicas que influenciem imediatamente o dia a dia do cidadão”, ressaltou Padilha.
Breve currículo dos expositores:
Renato Meirelles – Comunicólogo e pesquisador, é sócio diretor do instituto Data Popular, empresa especializada no conhecimento dos consumidores das classes C e D.
Paulo Baía – Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense e doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenador do Núcleo de Sociologia do Poder e Assuntos Estratégicos, pesquisador associado sênior do Laboratório Cidade e Poder da UFF, do Laboratório de Estudos de Gênero do IFCS/UFRJ e do Núcleo de Inclusão Social (NIS) – UFRJ. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Ciência Política, com ênfase em sociologia política, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento social brasileiro, estudos estratégicos, teoria política, cultura política, pensamento social, defesa nacional, segurança pública, desigualdades sociais, cidadania, violência, direitos humanos, eleições, estudos urbanos, sistemas de informação/contra-informação/inteligência e boato. Atua também como gestor de organizações públicas e privadas.
Thiago de Aragão – sociólogo pela PUC-RS, é pesquisador do Foreign Policy Centre de Londres para a América Latina e editor da revista Latin American Policy (Washington). É diretor de Análise Política para a América Latina e Coordenador do Grupo de Assuntos Estratégicos da Arko Advice.