Notícias

Geral

Conversa com os capixabas: 5ª edição

11/09/2013

Movimentos sociais foi a temática da 5ª edição do projeto “Conversa com os capixabas”, que ocorre quinzenalmente no auditório do PMDB regional em Vitória/ES.

Sob a mediação do presidente da Juventude do PMDB capixaba, Bruno Quintino, e a participação especial do ex-secretário de Estado da Educação, Haroldo Correia Rocha, a conversa, realizada no último dia 9, teve como fundamento básico a história dos movimentos sociais no Brasil e no mundo,até os dias atuais, relatada pelo professor Francisco Albernaz, do Departamento de Ciências Sociais da UFES.

Segundo Francisco, os movimentos sociais não têm vida própria mas sua existência está relacionada a uma fina sintonia com as fases da vida em sociedade. “Quanto mais se conquista, mais se percebe que se pode mais e é neste momento que as pessoas começam a questionar as razões de não exigir aquilo que no seu entendimento, é um direito”, explica, e ainda complementa que é preciso considerar os avanços tecnológicos que permitem uma associação de ideias e interesses, sem a necessidade de reunir fisicamente, mas virtualmente.

O outro convidado, Rafael Simões, ex-diretor da ONG Transparência Capixaba e professor da Universidade de Vila Velha, elogiou a iniciativa da Fundação em promover os debates e fez um relato acerca dos movimentos que brotaram no país a partir do mês de Junho, com destaque para a importância da valorização da política em detrimento da despolitização pregada por alguns ou do equivocado apoio a grupos que tem por premissa básica não mostrar o rosto no ato da manifestação. No seu entendimento, a atitude perde o sentido na medida em que confunde a mente do cidadão, afastando-o do movimento legitimamente democrático, em razão da presença de pessoas que não querem se identificar e eventualmente promovem vandalismo.

Ambos fizeram várias considerações importantes sobre os movimentos sociais e o quanto representa a sua correta interpretação na construção da cidadania. Também se colocaram à disposição para novos eventos, sugerindo temas como gestão pública entre outros.