Notícias
Entrevista: Chico Donato
07/11/2013Chico Donato fala sobre a Fundação Ulysses Guimarães e o crescimento de filiados ao PMDB no Estado.
O levantamento feito através de consultas junto ao Tribunal Superior Eleitoral, objeto de matéria em jornal de grande circulação no Estado, apresentou um PMDB maior e um número significativo de filiações nos últimos seis meses. Eram pouco mais de 42 mil filiados, até abril de 2013 e hoje apurou-se que há 49.757 filiados. São mais de 7 mil novas filiações num período considerado, curto.
Para falar um pouco sobre os motivos que levaram a população capixaba a preferir se filiar ao PMDB, convidamos o Presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Espírito Santo, Chico Donato, que tem um ponto de vista diferenciado no diagnóstico do interesse dos cidadãos capixabas em ter optado pelo partido na hora de decidir se filiaria e em que partido se filiaria. Segue a entrevista:
Qual o motivo o senhor destacaria para o PMDB ter alcançado esse expressivo número de novas filiações?
Donato – Em primeiro lugar, o trabalho que vem sendo feito. Temos um Presidente (o deputado federal Lelo Coimbra) atento, envolvido com o partido diuturnamente e a disposição para ouvir e colocar em prática aquilo que considera primordial na condução do partido. Paralelo a isto, considero que a Fundação (Fundação Ulysses Guimarães) que tenho a honra de presidir no Estado, tem sido um instrumento que leva uma mensagem ao peemedebista e ao povo capixaba, sobre a importância da política, e isto se reverte em pontos positivos para o PMDB.
Que mensagem é essa?
Donato – A mensagem do conhecimento. Estamos oferecendo, através da FUG a oportunidade ao povo brasileiro e em especial – no nosso caso – ao povo capixaba, de se aprofundar no conhecimento da política e o seu funcionamento através de cursos de formação à distância (EAD). Só no Espírito Santo são mais de 7 mil cursistas certificados em pelo menos 1 de nossos 7 cursos oferecidos gratuitamente!
Sete mil… um número semelhante ao de novos filiados conquistados pelo PMDB capixaba… isso tem alguma relação?
Donato – Diretamente não, mas para nós não seria surpresa caso o número de pessoas que se decidiram por filiar ao PMDB, o fizeram por acreditar na política defendida pelo partido que se caracteriza pela importância que vem dando à educação, dando exemplo de que uma sociedade justa e fraterna, bem como, politizada, precisa ter acesso ao conhecimento e de preferência, gratuito.
Há outros motivos que explica o incremento no número de filiados?
Donato – Sim. Como eu disse, estamos apostando no conhecimento e por conta disso, além dos encontros regionais do Partido realizados durante todo o período em que o presidente Lelo esteve e está a frente do partido, proporcionamos encontros pontuais na sede do PMDB para discutir assuntos relevantes com a sociedade. Esta é mais uma iniciativa da Fundação e que acredito ser relevante na avaliação positiva que a sociedade faz sobre o nosso trabalho, resultando também em novas filiações.
Pode falar um pouco mais sobre esses Encontros Pontuais?
Donato – Trata-se de um projeto que chamamos de “Conversa com os capixabas”. As demandas surgidas no Brasil com as manifestações de Junho, nos motivou a convidar a sociedade para um bate-papo sobre os temas que mais afetam e consequentemente despertam o interesse. A “conversa” é mediada por nós, da FUG/ES, após uma breve explanação sobre o tema sempre sob a responsabilidade de um professor ou especialista que responde a pergunta “Para onde a cidadania quer levar o Brasil?”
Qual a origem desse método para atrair pessoas ao universo da política?
Donato – Temos o privilégio de ter a frente da Fundação Ulysses Guimarães Nacional, um professor que desde 2007 assumiu o compromisso de preparar a base do Partido e a sociedade para o exercício da cidadania. O Deputado federal e presidente da FUG Nacional, Eliseu Padilha, é o grande incentivador desse trabalho em todo o Brasil e por isto hoje celebramos mais de 250mil cidadãos formados em pelo menos 1 de nossos cursos e no Espírito Santo, como já dissemos, alcançamos a marca de 7 mil cursistas. O conhecimento, que é facilitado pelos cursos EAD e as palestras, são a nossa principal ferramenta de cidadania.
Com relação à candidatura própria ao Governo do Estado, o número de filiações é preponderante para a tomada de decisão?
Donato – Todo partido tem por objetivo conquistar o Poder. É para isso que ele foi concebido. No entanto, há que se considerar alguns critérios antes de tomar decisão tão importante, sobretudo se considerarmos que o nosso Estado é pequeno e necessita de uma postura sempre de unidade, para o seu maior fortalecimento. Mas o PMDB está preparado para isto, tem nomes importantes e a simpatia do povo capixaba revelada no número de filiados contribui sim para essa decisão.
Agradecemos ao senhor pela entrevista e atenção que nos foi dispensada e oferecemos o espaço para suas considerações finais sobre o tema…
Donato – Eu que agradeço. O PMDB tem grandes razões para acreditar num projeto vitorioso para o nosso Estado. A experiência de nomes consagrados na política, a começar pelos ex-governadores Gerson Camata e Paulo Hartung, só reiteram nossa convicção de que o povo capixaba ao optar em se filiar ao PMDB, o fez porque sabe que esse partido tem muito ainda a contribuir. A Fundação Ulysses Guimarães, por seu turno, continuará dando todo o suporte para que através da formação de cidadãos, que é o objetivo do programa EAD, seja uma base forte de sustentação e de reflexão constante para um eventual governo do PMDB no Estado do Espírito Santo.