Notícias
Você ainda escreve cartas à mão?
13/10/2015Quando foi a última vez que você escreveu uma carta? Não estamos falando de mensagens trocadas por e-mail ou em redes sociais. Mas daquela correspondência escrita à mão, com caneta, em folhas de papel e letra de forma? Para nosso aluno Dionízio Ferreira da Silva, a última carta foi escrita há algumas semanas.
Morador de Missão Velha, no Ceará, a correspondência percorreu mais de 3 mil quilômetros para chegar ao seu destino em Porto Alegre, Rio Grande do Sul – sede do Programa de Formação Política da Fundação Ulysses Guimarães.
“Aqui na região os sinais de telefonia e internet são muito ruins. Temos recursos no município mais próximo, que é Juazeiro do Norte. Aqui em Missão Velha, o jeito é nos comunicarmos por carta”, conta Dionízio.
Em um dos trechos da correspondência, Dionízio destaca: “sou simpatizante e entusiasta das ações da Fundação Ulysses Guimarães e da doutrina do PMDB”.
Empoderar pessoas: uma das missões da Fundação Ulysses
Dar e vez e voz aos cidadãos de todos os cantos do Brasil: esse tem sido o papel do Programa de Formação Política da Fundação Ulysses Guimarães. Para isso, a FundUlysses oferece seus canais de comunicação, sejam eles e-mail, redes sociais ou correspondências via Correios. O objetivo é o de empoderar as pessoas por todo o país. Quer entrar em contato conosco? Então conheça nossos endereços:
–Facebook/Programadeformacaopolitica
-E-mail: ead@fundacaoulysses.org.br
-Endereço: Rua Conde de Porto Alegre, nº 4, Porto Alegre/RS –bairro São Geraldo. CEP: 90220-210.
Os números de correspondências no Brasil
Em 2013, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos registrou 186 milhões de postagens de cartas desse tipo. O número caiu para 131 milhões em 2014. Enquanto isso, foram postadas 6,723 bilhões de cartas comerciais em 2013 e 6,869 bilhões em 2014.