Notícias

Geral

Governo vai propor reforma tributária

10/01/2017

Depois de apresentar as reformas trabalhista e da Previdência ao Congresso Nacional, o presidente da República, Michel Temer, adiantou na última segunda-feira (9) que a prioridade do governo federal em 2017 vai ser a elaboração de uma simplificação do sistema tributário.

“É uma revisão do pacto federativo, de uma maneira que a todo momento, estado e município, não tenham que comparecer na União de pires na mão (…) para pedir recursos”, afirmou Temer.

O presidente ressaltou as vitórias do governo nos últimos meses, que conseguiu aprovar medidas como o teto dos gastos públicos, que foi promulgado pelo Congresso em dezembro, e a reforma da Previdência, que teve a admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Entre as matérias aprovados pelo Congresso está também a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), que dá mais flexibilidade ao governo ao permitir que ele redefina prioridades e utilize livremente 30% da receita de impostos e contribuições sociais, e a criação do Programa de Parceria de Investimento (PPI), o Projeto Crescer, sob comando da secretaria de Moreira Franco, que é também presidente da Fundação Ulysses Guimarães, para atrair novos investimentos em projetos de infraestrutura.

“Eu imaginei que ia levar dois anos e pouco para fazer, elas já estão encaminhadas em sete meses de governo. O que me faz, desde logo, dizer: outras reformas virão”, disse o presidente.