Notícias

Geral

Queda de inflação e juros beneficia diretamente o consumidor

16/01/2017

A redução da inflação e das taxas de juros já trouxe os primeiros benefícios diretos ao consumidor:  três dos cinco maiores bancos do país anunciaram cortes nas linhas de financiamento depois do corte da Selic. Além disso, o recuo beneficiou aqueles que querem renegociar suas dívidas.

Banco do Brasil e Bradesco fizeram mudanças nas suas taxas após o corte na Selic. O primeiro anunciou ter reduzido juros na maior parte das linhas e ressaltou ter feito cortes ainda mais intensos do que o impacto da redução da Selic em cinco delas.

O banco privado Bradesco anunciou a redução em oito linhas de financiamento como as de veículos, crédito pessoal e rotativo do cartão de crédito.

Já a Caixa já havia iniciado redução em novembro para crédito imobiliário e para as linhas com taxas de juros pós-fixadas.

Além disso, segundo especialistas, agora é uma boa hora para renegociar dívidas que foram contraídas nos últimos anos, quando o juros ultrapassavam os 14% ao ano e não havia sinal de retomada da economia.

“Uma renegociação agora pode valer a pena. Nos últimos dois anos, os bancos aumentaram o custo do dinheiro para compensar a retração no crédito”, afirmou ao jornal Folha de S.Paulo o planejador financeiro certificado pela Planejar, Associação Brasileira de Planejadores Financeiros,  José Faria Júnior.