Notícias

Geral

Inflação em 2017 pode ficar abaixo da meta de 4,5%, diz Temer

02/02/2017

O presidente Michel Temer, afirmou nesta terça-feira (31) que a inflação este ano poderá ficar abaixo da meta central de 4,5%. A queda da inflação permite a retomada da economia, protegento o rendimento do trabalhador e abrindo espaço para que a taxa de juros também seja reduzida.

O boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, nesta segunda-feira estimou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fique em 4,70% em 2017. Foi a quarta queda seguida do indicador. O valor está abaixo do teto de 6,5% fixado para este ano.

“Nós fechamos 2016 com a inflação dentro da meta e vamos reduzi-la ainda mais em 2017. A previsão, que se faz para este ano é que nós fiquemos na meta de 4,5 ou, quem sabe ainda, se o doutor Ian [Goldfajn, presidente do Banco Central] continuar trabalhando como estamos, até abaixo deste percentual”, afirmou o presidente.

Temer também destacou a importância do controle dos gastos públicos para o crescimento sustentável do país. “Na nossa casa nós não podemos gastar mais do que aquilo que arrecadamos. Esta é a regra do equilibro econômico e financeiro”, disse.

O ajuste fiscal e a trajetória sustentável das contas públicas são medidas expostas nos documentos “Uma Ponte para o Futuro” e “A Travessia Social“, da Fundação Ulysses Guimarães.