Notícias
FUG e MDB têm palestras sobre Empreendedorismo Motivacional e Ações Do Governo Federal
12/04/2018Brasília (DF) – Os colaboradores da FUG Nacional e do MDB assistiram nesta quarta-feira (11) duas importantes palestras para o exercício de suas atividades. O secretário de gestão da Fundação, Chico Donato, apresentou um amplo relato sobre as realizações do governo do presidente Michel Temer, em nível nacional e nos estados. E o professor Joel Maciel, do Instituto Inovação, falou sobre Empreendedorismo Motivacional.
De acordo com Chico Donato, estas palestras serão levadas também às filiais da FUG, em todo o país. O cronograma dos eventos está sendo elaborado e em breve as palestras serão apresentadas.
O professor Joel Maciel falou sobre a evolução dos negócios e a reações do meio empresarial aos desafios do setor. O momento atual é de inovação e o mercado altera a cada 10 anos, em média. “O mundo que conhecemos hoje será muito diferente daqui a alguns anos, estamos em processo de ruptura”, disse.
De acordo com o professor, o Brasil ainda investe pouco em inovação, apenas 3% do faturamento das empresas. Por isso o país ocupa o 69º lugar no ranking mundial. As empresas que investem pouco ficam estabilizadas, enquanto as que investem acima de 5% crescem entre 20% e 24%, segundo dados divulgados no Valor Econômico.
O motivo do Brasil investir pouco em inovação é o desconhecimento empresarial sobre as tecnológicas disruptivas. Segundo Joel Maciel, as cidades que estão apostando nessa ruptura são Florianópolis, Recife, São José dos Campos e Santa Clara do Sul.
“O importante para o futuro é a criatividade e a inovação. Quem for criativo não ficará desempregado, é uma condição indispensável para a sobrevivência”, afirmou o professor. Segundo ele, a concorrência de um grande negócio não vem mais apenas de outro grande investidor, mas pode ser de dois garotos com um computador. Negócios como Uber e Facebook começaram assim. “Cada vez mais teremos jovens inovando”, afirmou.
Joel Maciel afirmou ainda que é preciso ser cada vez mais criativo. Estar atento às possibilidades de se criar aplicativos, startups, e reagir às crises. “As chances de sucesso aumentam exponencialmente”, garantiu.
Matéria originalmente publicada no Blog da Formação Política, no dia 12 de abril de 2018.
Link da matéria: https://goo.gl/wEC3D5