Notícias
Ponto de equilíbrio, uma política de centro
22/05/2021Os desafios da política de centro movimentaram a semana na FUG e no MDB
Os debates sobre o “Ponto de Equilíbrio – O centro da Política” movimentaram a Fundação Ulysses Guimarães (FUG) e o MDB durante esta semana. As discussões, com foco na construção de uma política de centro, trataram de temas prioritários para o país, como saúde/vacina, segurança, trabalho/renda, educação. “Nós temos um compromisso real com a vida das pessoas: dar a elas uma solução para os seus problemas”, afirmou o presidente da FUG, deputado Alceu Moreira.
Marcando o início da mobilização e discussões para formulação de uma plataforma de centro para o país, líderes e militância estiveram reunidos em uma live, no sábado (15), onde foi abordado as conquistas da administração mais recente do MDB como uma experiência de centro.
O ex-presidente da República, Michel Temer, e os ex-ministros Henrique Meirelles (Fazenda) e Carlos Marun (SEGOV) falaram sobre suas conquistas e dificuldades no governo. “Logo no início do governo pensamos em uma limitação, não só para o presidente da república, mas também para os deputados e senadores, a política de teto de gastos públicos, que impediu e impede as medidas populistas.”
Em maio de 2016, Temer assumiu o país em meio a uma crise econômica e política, conseguindo implementar uma agenda de reformas estruturantes focada no fortalecimento das instituições “Quando você tem equilíbrio no governo, você consegue dialogar. Conseguimos somar todas as forças, porque eu não trouxe somente o MDB, mas trouxe os mais variados partidos para composição governamental, não só pelo meu desejo mas por um fundamento constitucional. Nós fizemos uma maioria no parlamento que nos permitiu governar. Quem governa é o executivo juntamente com o Congresso Nacional” disse.
“O Brasil está precisando de equilíbrio e quem pode dá equilíbrio para o país, precisamente, é o MDB. Precisamos apresentar para sociedade um documento com formulações de propostas para melhorar a vida das pessoas”, enfatizou Temer.
Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, lembrou que o partido precisa está conectado com os anseios da sociedade. Ele fez um resgate das lutas democráticas do partido nestes 55 anos de história do MDB. “O MDB não pode se omitir diante deste momento trágico que atravessa o nosso país. Sempre tivemos posicionamentos claros para o Brasil, em favor da nossa gente. E é por isso, que estamos nos reunindo para pensarmos um país melhor, com propostas objetivas”, afirmou.
O deputado Alceu chamou a atenção para o fato que “a política hoje é polarizada nos dois extremos: a extrema direita ou a extrema esquerda. O MDB tem tamanho, competência e qualificação para fazer uma política de centro e colocar o país, de volta, no caminho de desenvolvimento”.
JMDB – Outro encontro importante que marcou a semana, foi a reunião da JMDB regional – Sudeste, onde debateram a importância da construção de uma terceira via para salvar o Brasil. O debate foi mediado pelo presidente da JMDB Nacional Assis Filho e pelo coordenador nacional de núcleos do MDB Bruno Gabriel.
O presidente nacional do MDB, Baleia Rossi falou sobre o papel fundamental do partido nesse processo de construção, e da atual situação da pandemia que o país enfrenta com a falta da vacina para todos. “Precisamos salvar no nosso país do radicalismo, que não constrói e não ajuda a melhorar a vida das pessoas.”
O deputado Alceu Moreira, presidente da FUG nacional , trouxe uma reflexão do cenário atual e de como o partido poderá se projetar para as eleições de 2022. “As pessoas precisam sentir que no nosso discurso que temos sim a solução para os problemas atuais. O MDB e a FUG tem um compromisso real com a vida das pessoas. Precisamos nos preocupar, por exemplo, em como qualificar profissionalmente as pessoas, buscando nelas o que há de melhor no seu lado de empreendedorismo. O MDB precisa de um projeto convincente de país”.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes , falou da dor e da perda de Bruno Covas (falecido no último dia 16) e dos desafios que serão enfrentados nos próximos anos, em especial o estado de São Paulo.
Também participaram das discussões o diretor da FUG, ex-deputado Lelo Coimbra, o deputado estadual pelo MDB-RJ Átila Nunes, e o deputado federal Newton Cardoso Jr .
Ao final, os presidentes estaduais da juventude dos estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, reafirmaram o compromisso dos jovens na construção de uma terceira via para o Brasil.
Você pode acessar a íntegra da live “Ponto de Equilíbrio – Centro Político do Brasil” clicando aqui.
Thatiana Souza
Assessoria de Comunicação da FUG Nacional