Notícias
Priorizar a educação é a bandeira defendida pela FUG
04/03/2022Dando continuidade ao Projeto “Educação no Centro”, a Fundação Ulysses Guimarães recebeu para uma roda de debates especialistas do Todos Pela Educação. O projeto que está sendo desenvolvido pela FUG tem com foco a Educação Infantil e o Ensino Fundamental e respectivos temas transversais, o Ensino Médio e Superior, visa levantar informações e ideias para a formulação de um documento propositivo, síntese de plataforma de governo e temático para estados e municípios.
Ao abrir o debate, o gerente de Gestão Nacional, Guto Scherer, frisou que o presidente da FUG, deputado Alceu Moreira, considera o “Educação no Centro” um dos principais projetos da Fundação no ano de 2022. “Nós estamos denominando Educação no Centro, pois queremos criar uma plataforma, um suporte para a educação do Brasil a partir da Fundação Ulysses Guimarães, e entregar ao MDB nacional”, disse.
O ex-senador José Fogaça, presidente do Conselho Editorial e responsável pela coordenação do projeto, defendeu que “a ideia é realmente promover um debate que seja frutífero, que nos dê um rumo, que nos dê um caminho, que nos aponte uma direção. Estamos convictos de que a educação deve ser a cabeça de ponte para qualquer caminho político que o MDB venha a tomar nos próximos anos, deve ser a nossa prioridade”.
O líder de Relações Governamentais no Todos Pela Educação, Lucas Fernandes Hoogerbrugge, iniciou sua fala afirmando que “é importante que realmente se esteja colocando a questão da educação como prioridade. A gente entende que numa situação em que estamos vivendo – fome, desemprego, toda a situação na saúde, – é difícil mesmo falar de educação. Até porque educação é coisa de médio e longo prazos.” Para ele, “o problema é que ela fica sempre sendo de médio e longo prazos e ela nunca é priorizada, e aí temos o problema de desenvolvimento econômico, de qualidade da democracia, de comportamento de risco, de trocar gestão, problemas na saúde, de uma série de coisas derivadas da falta de um bom desenvolvimento da educação”, alertou.
Agendas – O grupo da FUG que está à frente do projeto, já ouviu também as ideias, sugestões e ponderações do deputado Raul Henry, dos senadores Confúcio Moura e Marcelo Castro. Na próxima semana, o grupo irá conversar com outros especialistas no assunto.
Thatiana Souza – Assessoria de Comunicação Social FUG Nacional