Notícias
A reeleição foi prêmio
18/09/2009As eleições municipais, recém findas (5 de outubro), primeiro turno, trouxe um fato inusitado, que foi a vitória de 67%, dos candidatos que pleitearam a reeleição, número inédito para as prefeituras municipais brasileiras. Claro que, o assunto merece um estudo criterioso de professores e de cientistas políticos. A priori, os reeleitos, naturalmente, fizeram por merecer a recondução, executando pois, um trabalho notável à frente de sua prefeitura, e soube tocar os afazeres deveres da coisa pública. Há um ditado popular que diz ninguém vota em quem não faz nada. Ora dos 3.357 prefeitos que se aventuram ficar mais quatro anos, no mesmo cargo, apenas, 2.245 lograram êxito.
Em contrapartida, outro fato marcante foram as operações da Polícia Federal e do Ministério Público que resultaram em prisões de prefeitos e vereadores envolvidos em corrupções de dinheiro público.
No geral, 144 prefeituras de vários estados foram alvos de investigação da Policia Federal em conjunto com o Ministério Público, de cada Estado. Resumindo, 75 postulantes, com pendências judiciais, concorreram ao pleito, sendo que 37 deles mantiveram seus mandatos, como vereadores, prefeitos e deputados.As eleições municipais se completarão com o segundo turno, que acontecerá no domingo, dia 26, em 29 cidades, destacando-se São Paulo (capital), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Porto Alegre.
Está preparado para disputar as Prefeituras Municipais de 11 cidades, num total de 29 municípios onde ocorrerão eleições de segundo turno, no próximo domingo (26). Na votação do primeiro turno (5/outubro), com resultado parcial do TSE, o PM.