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ABC das mídias e novo Portal da FUG são destaques da palestra de Alvaro Franco e Helene Hoy
19/12/2013Brasília (DF) – A palestra O ABC das Mídias Sociais e a apresentação do novo Portal da Fundação Ulysses Guimarães, coordenada pelo especialista em marketing Alvaro Franco e a consultora em marketing digital Helene Hoy, marcou a segunda etapa do evento Conexão – Mídias Sociais realizado nesta quarta-feira (20), em Brasília.
Durante a primeira parte da palestra, foi feita uma análise das mídias sociais que estão em maior evidência no Brasil. Os participantes do evento tiveram a oportunidade de identificar as principais redes sociais, seu uso e alcance, além das melhores estratégias a serem utilizadas pelos candidatos. “É importante que possamos entender para que serve cada uma das redes Facebook, Twitter, Instagram e o modo mais eficiente de se usar cada uma das redes, inclusive no período eleitoral”, afirmou Alvaro. Helene aproveitou ainda a ocasião para apresentar um vídeo sobre o crescimento econômico da Classe C e sua relação com o as mídias sociais.
De acordo com Alvaro, o planejamento é necessário para que se possa definir o posicionamento e o conteúdo a ser explorado nas redes. “Quem é você, quem é o parlamentar que se está assessorando são questões que ajudam a determinar uma linha de comunicação. Uma vez encontrada a linha seja fiel a ela, passe uma mensagem direta, ressalte os pontos positivos. E, acima de tudo dê valor ao que torna público”, sugeriu Alvaro.
Na segunda parte da palestra, Alvaro e Helene fizeram o anúncio oficial do novo portal da FUG, que deverá ir ao ar em dezembro. “Diferentemente do site que organiza, hierarquiza a informação e funciona como portifólio de tudo o que é oferecido pela empresa, o portal tem 100% de seu foco voltado para o público com que ele trabalha”, destacou.
O novo portal terá conteúdos específicos para cada público da fundação, onde a participação dos militantes e alunos dos cursos da FUG terá um papel de relevância na seleção de prioridades. “O conteúdo de matérias, por exemplo, que vai para o destaque da primeira página terá relação com a escolha do leitor. As matérias mais votadas vão para a capa, e isso é possibilitado porque é um portal e o o público decide que constará nele. Por essa razão também conclamamos os militantes a enviarem sugestões para que outras melhorias possam ser implementadas antes do lançamento.”, ressaltou.
Para Alvaro, a ideia de um portal deixa claro que a fundação é aprendiz e está aberta à participação de todos. “Vamos fazer testes para saber constantemente o que funciona ou o que não funciona no portal, para adequá-lo às necessidades dos usuários desta ferramenta. Temos até o dia 30 para que cada um nos estados possa dar suas contribuições”, alertou.
Leia abaixo a íntegra da entrevista concedida por Alvaro Franco sobre as funcionalidades do portal:
Quais as novidades do novo portal?
A maior mudança é o conceito ao invés de ser um site, será uma ferramenta totalmente voltada para os internautas, para os públicos de interesse. Será um portal feito a quatro mãos, as pessoas poderão opinar sobre o funcionamento da página, sobre as sessões. Será um sistema construído de baixo para cima, com a participação dos usuários
Como será a implantação?
Receberemos sugestões até o dia 30 de novembro e até o dia 10 de dezembro ele estará publicado.
Qual o principal objetivo do novo portal?
Repercurtir os trabalhos da Fundação. O portal será a fonte na conexão de mídias sociais das filiais da Fundação.