Notícias

Geral

[ARTIGO] Educação como caminho para igualdade de oportunidades

11/04/2023

A educação enfrenta um dos piores momentos das últimas décadas. Vivemos em um país de dimensões continentais, com desigualdades históricas igualmente grandes. Além disso, enfrentamos desafios – estruturas precárias, desvalorização de professores, falta de tecnologia e conectividade, diferenças entre redes pública e privada, perdas na aprendizagem, dificuldade de acesso ao mundo do trabalho -, que foram agravados pela pandemia de Covid-19.

Temos um enorme desafio pela frente, que é buscar a educação de qualidade como base para o desenvolvimento humano. Experiências e resultados do passado mostram que é possível transformar o futuro a partir da educação – o mais poderoso instrumento democrático de cidadania.

Ou damos um passo firme na direção de uma educação pública transformadora ou permanecemos desiguais em vários aspectos, fragilizando ainda mais aqueles que já se encontram em situação de vulnerabilidade.

Para a Fundação Ulysses Guimarães (FUG) e para o MDB, a educação é uma solução estruturante e democrática de desenvolvimento humano e econômico. Devemos ser liberais na economia com profunda responsabilidade social. Nossas lideranças e nossos gestores precisam estar mobilizados para a construção de uma educação para o futuro, ou seja, comprometidos com uma sociedade menos desigual e com oportunidades para todos.

Em 2022, a FUG lançou o documento Educação no Centro, no qual identificamos um posicionamento político de centro e voltado à atuação de políticos e gestores. Para a elaboração desse cenário, contamos com a participação de especialistas que trouxeram diferentes visões, orientações e opiniões.

No início deste ano, lançou o programa nacional Educação do Futuro, que busca engajar governos e lideranças na adoção de soluções efetivas para a educação, por meio de dois eixos: a Escola do Futuro, que pretende multiplicar melhores práticas em educação; e a Inclusão Produtiva, que objetiva trazer para o debate soluções que gerem igualdade de oportunidades e acesso à educação de qualidade.

*Deputado federal e presidente da Fundação Ulysses Guimarães (FUG)

Autores Alceu Moreira, deputado federal e presidente nacional da FUG