Notícias
Artigo: Três anos de estradas… e bandeiras
18/12/2010
* Chico Donato
Presidente da FUG/ES
Há três anos iniciamos no estado do Espírito Santo uma das mais revolucionárias formas de inclusão do cidadão no universo da política. Com o empenho e a dedicação de nossos companheiros da Fundação Ulysses Guimarães Nacional, liderados pelo deputado federal e presidente da FUG Eliseu Padilha (PMDB-RS), compartilhamos idéias e sonhos para, através da EDUCAÇÃO, promover um encontro entre a qualidade tão necessária nas representações políticas e a capacitação do eleitor, com as aulas no formato EAD, oferecidas em parceria de importantes Instituições como a UnB (Universidade de Brasília); UFRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), e assim, apresentar à sociedade um novo modelo do “fazer política”, permitindo aos cidadãos comuns, o direito de enxergar a atividade política como algo de extrema relevância para a vida, e que portanto, requer capacitação, tanto para quem é candidato aos cargos, quanto para quem vota.
Como toda e qualquer ação, cujo cerne é promover o desenvolvimento, sobretudo do ser humano, não foram só flores que encontramos pelo caminho. As dificuldades fazem parte desse processo, no entanto, para nós da FUG/ES, estas só serviram de estímulo para que buscássemos em cada cantinho do nosso estado, os valentes que se dispuseram a fazer os cursos de preparação para MEDIADOR, e assim, levar para os seus respectivos municípios a proposta de promover uma nova realidade social e política, pela via do CONHECIMENTO.
Nos três cursos oferecidos, iniciados em 2007: Curso Básico de Formação Política “Ulysses Guimarães”; Curso Preparatório para Prefeitos, Vices e Vereadores e o Curso para Gestores Públicos Municipais, alcançamos o patamar de mais 4mil cursistas.
Mesmo com as dificuldades naturais presentes num trabalho de cunho voluntário, temos a certeza de que ainda haverão muitas outras razões para celebrar, pois tem sido significativo o número de pessoas que procuram as sedes do PMDB no Espírito Santo, para fazerem questionamentos sobre a dinâmica dos cursos EAD e em muitos casos, nascendo dessa iniciativa uma nova turma de cursistas.
Além disso, os contactos que estão sendo feitos conosco, não se resume a exclusivamente cidadãos interessados na “formação política”. Entidades de nível técnico e superior no Espírito Santo, decidiram que o EAD de formação política da FUG/ES seria objeto de “temas transversais” na grade curricular, fortalecendo assim o aspecto da necessidade de inserção da ciência política nas escolas.
Nesta oportunidade quero agradecer a todos os companheiros do PMDB e da FUG/ES que há 3 anos aceitaram o desafio de oferecer aos cidadãos capixabas a oportunidade de conhecer a atividade política, sob uma ótica nunca antes apresentada por outra agremiação partidária, e que tem promovido uma disposição para o entendimento da importância em participar do processo político, capacitando-se e contribuindo para a formação de novos perfis na política capixaba e do Brasil.
E de suma importância registrar que este caminho pavimentado pela FUG abrigará os novos militantes do PMDB