Notícias
Artigo:a ponte entre educação e economia
06/02/2014No artigo assinado por João Batista Araujo Oliveira, presidente do Instituto Alfa e Beto (IAB), é debatido o ranking dos países com pior desempenho em educação. Os dados analisados são do Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (Pisa). Conforme Oliveira, a diferença entre os alunos do país mais bem colocado – China, Xangai – e os do Brasil, é de mais de 200 pontos, equivalente a cinco anos escolares.
Na opinião do autor, para que mudanças ocorram no país, é preciso acabar com o silêncio e o alheamento dos responsáveis pela política econômica e das lideranças empresariais. Segundo ele, mudar a educação não é tarefa fácil e uma reforma educativa requer o estabelecimento de um consenso e uma mobilização em torno de ideias básicas e cientificamente fundamentadas, como currículo, avaliação, formação e carreira de professores e gestão. Requer foco e capacidade de definir prioridades, como capacidade de implementação adequada.
Para ele, o Pisa traz o alerta que a escola deve preparar o aluno para continuar a estudar e para resolver os problemas concretos do mundo. Para que isso aconteça seria necessário existir um ensino rigoroso das disciplinas básicas no ensino fundamental. Os dados também revelam a importância da disciplina, da pontualidade e do respeito aos professores para o sucesso escolar dos alunos.
Quer ler o artigo na íntegra? Acesse o link:
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,a-ponte-entre-educacao-e-economia,1123361,0.htm