Notícias
Caminhos da Cidade: Municípios já se preparam de olho nas eleições de 2024
19/03/2024O programa para os municípios que participam do projeto Caminhos da Cidade, promovido pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG), já começou. O projeto tem como objetivo principal incentivar os diretórios municipais do MDB em todo o Brasil a se prepararem para o período pré-eleitoral e eleitoral, com foco nas eleições de 2024.
O Caminhos da Cidade desempenha um papel fundamental na construção de propostas municipais, fortalecendo o discurso político e identificando lideranças aptas a compor candidaturas majoritárias e proporcionais mais competitivas. Além disso, o programa busca engajar profissionais, líderes comunitários e formadores de opinião que, embora não façam parte da vida política e partidária, possuem contribuições valiosas e o desejo de participar ativamente.
Os diretórios participantes indicaram três responsáveis para coordenar as reuniões de trabalho e eventos organizados pela FUG. Contudo, somente os municípios que se inscreveram até 15 de dezembro de 2023, conforme estabelecido no edital, estarão aptos a concorrer à premiação.
Para os municípios com mais de 20 mil eleitores (até maio de 2023), espera-se a apresentação de 15 propostas para cada um dos temas desenvolvidos, conhecidos como “Caminhos”, em reuniões ou encontros abordando as seguintes temáticas:
- Saúde
- Infraestrutura, Tecnologia e Transportes + Mobilidade Urbana
- Meio Ambiente e Sustentabilidade
- Educação (Acesso e Qualidade)
- Desenvolvimento Social e Inclusão (Temas Sociais)
- Gestão – Finanças Públicas, Orçamento e Planejamento
- Cuidado com a Cidade, Urbanismo e Habitação
- Cidade Segura e Agenda de Prevenção
- Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio
- Empregos, Empreendedorismo (Primeiro Emprego, Juventude)
- Políticas para Mulheres
- Cultura, Lazer e Esportes (Eventos, Artes e Patrimônio Histórico)
- Agricultura e Agronegócio (aplicável em cidades agrícolas)
- Turismo para o Desenvolvimento Local (aplicável onde for relevante)
- Finalização do Projeto – Conclusões e Produto Final
As cidades participantes têm a liberdade de adicionar outros temas relevantes, desde que isso não comprometa o cronograma estabelecido.
Já os municípios com até 20 mil eleitores (conforme dados oficiais do TSE vigentes em maio de 2023) podem optar por uma modalidade mais simplificada, realizando um mínimo de 5 reuniões de trabalho presenciais abordando temas abrangentes. Se necessário, podem incluir um tema adicional, desde que seja considerado de extrema relevância para o município, conforme segue:
- Emprego, Economia e Sustentabilidade
- Desenvolvimento Social e Área Social
- Educação
- Saúde
- Infraestrutura, Transporte, Segurança e Cuidados com a Cidade