Candidatos do PMDB passarão por capacitação política.

02/03/2008

Os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, do PMDB/SC, serão incentivados, pela executiva estadual do partido, a participar de um curso de formação política, promovido através do Programa de Ensino à Distância (EAD) da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), a partir do dia 15 de março de 2008. “A previsão é capacitar mais de 10 mil pessoas em todos os municípios do Estado, durante os meses de março, abril, maio e junho do próximo ano, bem como, um significativo número de militantes num segundo momento, no mês de outubro de 2008”, explicou o presidente estadual da sigla, ex-governador Eduardo Pinho Moreira, durante o evento de capacitação dos mediadores regionais e municipais do programa, nesta quarta-feira (19/12), em Florianópolis.

O deputado estadual Alceu Moreira (RS), colaborador do curso no RS, enfatizou a importância da realização do EAD destacando a necessidade de união partidária e de confiabilidade política. “Hoje não tem discurso político no congresso, lá tem negócio. Um partido precisa ter informação, conteúdo para o coletivo. O cabo eleitoral sem conhecimento não é nada, imaginem então o candidato” disse.

Alceu, ainda, destacou a necessidade de resgate de uma identidade conjunta e consistente, afirmando que os peemedebistas têm um grande compromisso com o Brasil de chagar um dia à presidência. Também criticou algumas posturas, como a do ex-presidente do senado, Renan Calheiros. “O Renan pode ser tudo na vida, menos o meu companheiro”.

O curso de formação política da base partidária do PMDB, para candidatos, inicia no dia 15 de março de 2008 e será realizado através do EAD, nos 293 municípios. A meta é disponibilizar 40 vagas por cidade, sendo que as inscrições serão de responsabilidade dos diretórios municipais, sob a coordenação do diretório estadual e da FUG. Conforme o cronograma de atividades do curso, a formatura dos alunos será realizada no dia 25 de junho.

O programa também prevê a realização de um curso voltado para os militantes e simpatizantes do partido, no mês de outubro, proporcionando o conhecimento dos fundamentos e da expressão da ciência política, entre outros.

“Trata-se de uma iniciativa inédita em Santa Catarina, que vai capacitar militantes, dirigentes e titulares de mandatos eletivos, para o confronto político e a conquista da hegemonia político-partidária”, garantiu Moreira.

No lançamento nacional do EAD, em Brasília (DF), o presidente da FUG e coordenador geral do projeto, deputado federal Eliseu Padilha (PMDB/RS), destacou que o Curso será implantado nos 26 estados no Distrito Federal, fortalecendo as bases e resgatando as bandeiras históricas do partido em todo o Brasil.

Segundo do secretário Geral do PMDB/SC deputado estadual Renato Hinnig, o programa da FUG representa uma ferramenta fundamental para alcançar as metas partidárias no processo político de 2008. “O programa vai ampliar o conhecimento, capacitando agentes transformadores com visão crítica para o processo eleitoral que vamos enfrentar no próximo ano. Nossa meta é alcançar em 2008 o maior número de prefeituras e a maior representação legislativa municipal, elevando para, aproximadamente, 30% os números atuais”, ressalta.

Também participaram do evento a professora Magda Dorias, Coordenadora Pedagógica do curso da FUG; a Secretaria Executiva do Projeto Elisiane da Silva; o presidente estadual da FUG, Adelcio Machado dos Santos, o ex-governador Paulo Afonso Vieira; a presidente do PMDB-Mulher, Maria Darci Motta Beck; a vice-presidente do PMDB/SC, professora Zuleika Lenzi; a deputada Ada de Luca; entre outras autoridades; e mais de cem representantes de todas as regiões do Estado.

Objetivos da capacitação – Os principais objetivos do programa são: a capacitação de dirigentes e militantes para o debate político, proporcionando o conhecimento dos fundamentos e da expressão da ciência política; e a formação política da base partidária do PMDB para que os militantes apresentem o diferencial esperado pela sociedade, em todas as suas áreas de atuação.