Notícias

Geral

Comunicação e Marketing é tema de aula da Escola de Líderes

08/04/2022

Os alunos do Movimento – Escola de Líderes da Fundação Ulysses Guimarães tiveram a oportunidade de ouvir as experiências e conhecer mais a fundo uma organização de campanha pelo olhar da comunicação e do marketing com o publicitário e jornalista José Luiz Fuscaldo. “Um bom candidato precisa ter um conjunto de causas. Político sem causa não se elege”, afirmou.

Segundo ele, hoje há uma demanda por líderes preparados e qualificados. “Estamos enfrentando novos tempos com a revolução digital. As pessoas tem observado que realmente estamos em transformação. A revolução digital está afetando a vida das pessoas e na política não é diferente”.

Fuscaldo enfatizou para os alunos as três palavras que devem servir como premissa em uma campanha de marketing: a emoção, a criatividade e a ética. “Fazer diferente alinhado as novas tecnologias, com as novas ferramentas, com os novos canais de comunicação. Assim como temos uma quantidade grande de informação todos os dias, também temos a desinformação. E isso nos exige fazer uma comunicação com muita clareza, precisão e certos de seremos bem compreendidos”, disse.

“Para montar uma campanha é preciso uma boa equipe, um bom planejamento e, a partir dai, olhar para o candidato”, ressaltou. Para ele, o primeiro passo é ter uma boa equipe, que tenha como premissa a confiança. Depois, compreender o tamanho da revolução digital e como ela atingiu a vida das pessoas. E, pensar em como os políticos irão dar respostas as demandas econômicas e sociais.

O publicitário observou que hoje há uma intolerância das pessoas com os políticos e a política. E destacou o papel das pesquisas, que contribui para conhecer o pensamento do eleitor.

Sobre a formação da escola de líderes, Fuscaldo frisou que a iniciativa é bem legal, pois a política tem carência de liderança. E, que a escola está proporcionando aos alunos “um olhar a política com outros olhos, olhando a política com espírito público”.

A aula de Comunicação, Marketing e Planejamento de Campanha aconteceu no último dia 06, pela plataforma Zoom para os alunos da Escola de Líderes.

Sobre José Luiz Fuscaldo:

Sócio-diretor e Chairman da agência Moove, é publicitário e jornalista com mais de 37 anos de carreira. Mentor na área de relacionamento e negócios junto às contas públicas do governo do RS, Banrisul e prefeituras. Por meio da agência que fundou há 18 anos, já recebeu diversas premiações, entre elas de Agência de Ano do Rio Grande do Sul por dois anos consecutivos.

Thatiana Souza (Assessoria de Comunicação – FUG Nacional)