Notícias
Conceição da Barra/ES conclui mais uma turma
20/12/2011A segunda-feira, 19, foi a vez do município de Conceição da Barra, litoral norte do Espírito Santo, receber a visita da equipe da FUG/ES liderada pelo seu presidente, Chico Donato.
A finalidade foi realizar ato de certificação de 52 alunos que concluíram os cursos Gestores Públicos Municipais e Agentes de Cidadania Comunitária.
Prefeito da cidade no período de 2001 a 2004, Chico Donato sentiu-se como “jogando em casa” ao ser recepcionado pelo presidente do diretório municipal e mediador dos cursos da FUG/ES, Carlos Quartezani, o presidente da JPMDB local, Elder Cunha, e os amigos que vieram prestigiar a certificação dos cursistas.
O evento, que foi realizado em dois momentos, sendo às 18h, no auditório da Sociedade Pestalozi, na sede do município, e às 20h, no salão comunitário do distrito de Braço do Rio, foi marcado pela descontração e discursos em apoio à iniciativa da Fundação Ulysses Guimarães em proporcionar ao cidadão a oportunidade do conhecimento no quesito política.
o vereador Professor Fabrycio (PSB) elogiou o trabalho da FUG/ES, especialmente no caso de Conceição da Barra, ao presidente do PMDB Carlos Quartezani, que na visão do parlamentar representa fielmente o propósito da Fundação em solo barrense. “Parabenizo o Carlinhos pelo que ele vem fazendo ao ofertar ao povo do nosso município a possibilidade de conhecer e entender melhor a política, através dos cursos da Fundação Ulysses Guimarães”, resumiu o vereador, após tecer comentários sobre a importância de atrair a população para o universo da política, por meio da educação.
O presidente da Fundação, Chico Donato destacou a importância do conhecimento para que as pessoas se sintam de fato cidadãs, registrando, no caso específico da sede do município, as presenças dos jovens Beatriz, de 14 anos, e o peemedebista Átila Santos Rosa, de 18 anos.
“Estou tendo a oportunidade de falar para todo o Brasil, através da Fundação Ulysses Guimarães, o quanto é importante o conhecimento e a informação, sem a qual, estamos sempre sujeitos a todo tipo de jugo. A política sempre irá existir, não devemos ignorá-la e sim nos preparar para exercitá-la e a presença da Beatriz e do Átila aqui, me dá a certeza de que nós estamos no caminho certo: O de preparar as pessoas para o futuro na política”, disse Donato.
O chefe escoteiro Dalmar Alcoforado, um dos cursistas certificados, também foi destaque no pronunciamento de Donato por desenvolver um brilhante trabalho com os jovens de Conceição da Barra, sendo estimulado pelo presidente a levar para o seio da comunidade escoteira a ideia de formar politicamente os meninos e meninas através da facilidade do Programa EAD. “Não é necessário uma sala cheia de gente para realizar as aulas. Quem quiser fazer, é só reunir quatro, cinco pessoas e solicitar o material que nós enviamos. O importante é que as pessoas se interessem pela cidadania e assim mudaremos muita coisa nesse país”, reiterou Donato.
Já no distrito de Braço do Rio, a recepção ficou por conta do coordenador da comunidade católica e membro do PMDB local, Djalma Cosmi, que com o auxilio do grupo dos Direitos Humanos, ligado à Igreja, se articularam e proporcionaram um agradável encontro onde jovens e adultos, em sua maioria mulheres, receberam das mãos de Carlos Quartezani os certificados de conclusão do curso Agentes de Cidadania Comunitária.
“Passamos bons momentos durante as aulas aqui no Braço do Rio, principalmente em função dos grandes debates que aconteciam após cada aula!” resumiu o mediador.
“Gostaria de dizer que aprendi muito no curso e agradecer ao Carlinhos por ter se esforçado em estar aqui com a gente para nos oferecer a oportunidade de entender a importância da nossa participação na política”, falou a cursista Flávia Silva dos Santos.
Djalma Cosmi e Eny Silva de Souza falaram em nome do grupo dos Direitos Humanos, registrando a importância da colaboração da “irmã Beth” e da cursista Elizabete Nascífico.