Notícias
Congresso estadual discute rumos do PMDB/RN para 2010
16/06/2009O PMDB potiguar promoveu ontem um congresso estadual para discutir a elaboração de um projeto de governo para o Rio Grande do Norte. O evento contou com a participação do presidente estadual do partido, deputado Henrique Eduardo Alves, do senador Garibaldi Filho e do ex-ministro e deputado federal Eliseu Padilha (RS) — que preside a Fundação Ulysses Guimarães. Também estiveram presentes deputados, prefeitos e vereadores do partido.
O deputado Eliseu Padilha defendeu a candidatura própria do PMDB para presidente da República e para os governos dos Estados. Ele argumenta que, por ser o maior partido do país, os peemedebistas não podem se contentar com uma posição de segundo plano no pleito de 2010. Para o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves, as decisões sobre os rumos eleitorais do partido devem ser tomadas no próximo ano. Durante o Congresso, a Fundação Ulysses Guimarães lançou o curso para gestores públicos municipais. Eliseu Padilha citou que a entidade já contabiliza mais de 100 mil pessoas atendidas com os módulos de formação política.
O presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves, analisou que o trabalho do partido com a distribuição dos questionários é levantamento das carências e potencialidades dos estados. “Em agosto vamos sistematizar em um grande projeto nacional do PMDB”, ressaltou.
O líder peemedebista enfatizou que a decisão sobre aliança para o pleito de 2010 só será feita no próximo ano. Ele confirmou que defende “por coerência” a posição nacional do partido seja seguida no Rio Grande do Norte. “Seria mais confortável se a aliança nacional chegasses ao Estados. Vamos ouvir o partido. Nossa prioridade é a candidatura do senador Garibaldi Filho”, completou.
Para o senador Garibaldi Filho o momento é de deixar as preferências pessoais de lado e buscar a unidade do partido para 2010. “Minha tendência, minha simpatia a essa altura não interessa muito. A gente tem que caminhar com muita objetividade para uma solução de consenso que não divida o partido. Não podemos permitir que o partido como esse possa sair dividido”, afirmou o parlamentar.
Garibaldi afirma que PMDB estará unido na eleição
No encerramento do congresso estadual do PMDB, realizado no hotel Imirá (Via Costeira), o senador Garibaldi Filho declarou que a reunião serviu para ouvir as bases do PMDB e acrescentou que não vai disputar o governo do Estado, mas a reeleição ao Senado. Garibaldi Filho deixou claro que isso não significa que o partido não poderá ter candidatura própria na disputa pela sucessão da governadora Wilma de Faria.
Na opinião dele, isso pode ocorrer desde que o PMDB tenha um candidato com condições de concorrer ao cargo. “Apoiarei quem vocês indicarem”, declarou o senador. Ele destacou ainda que, independente das decisões tomadas, o PMDB marchará unido. “A minha palavra é de luta. O meu compromisso é lutar cada vez mais por um Rio Grande do Norte melhor”, afirmou.
O presidente do PMDB estadual, deputado Henrique Eduardo Alves, reforçou as declarações de Garibaldi, afirmando que a prioridade do partido é a reeleição do senador. E que a legenda ficará unida, independente das decisões que tomar quanto às eleições de 2010.
Fonte: Tribuna do Norte