Notícias

Geral

Congresso Estadual marcará posições do PMDB gaúcho

22/05/2009
 Está tudo pronto para o Congresso Estadual do PMDB/RS que ocorre no dia 23 de maio, das 9h às 18h, no auditório Dante Barone, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O evento marcará a posição da seção gaúcha em defesa da candidatura própria à presidência da República e deflagrará o processo de elaboração do plano de governo do partido. O encontro em Porto Alegre contará com a presença de grandes líderes do PMDB gaúcho, entre os quais o presidente do diretório estadual, senador Pedro Simon, o ex-governador Germano Rigotto, o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, e o presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães, deputado Eliseu Padilha.
Programação
9h – Abertura do Congresso: senador Pedro Simon – Presidente do PMDB/RS
– Início da entrega dos questionários : “Roteiro de Ações Estaduais e Municipais. Tópicos para o Programa de Governo do PMDB”.
9h30 – Painel I – PMDB : O Partido Municipalista “Por um novo Pacto Federativo”
Painelista : Paulo Ziulkoski – Presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM)
10h15 – Painel II – A Reforma Política Possível:
Painelista: deputado Federal Ibsen Pinheiro – Coordenador do Grupo de Trabalho da Reforma Política na Câmara Federal
11h – Painel III – A Crise Econômica Internacional – Propostas e Ações para a proteção dos Brasileiros:
Painelista: Professor André Urani ( Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade)
11h45 – Painel IV – Curso de Gestores Públicos Municipais
12h – Pronunciamentos
– Cézar Schirmer – Prefeito Municipal de Santa Maria
– Deputado federal Eliseu Padilha – Secretário-geral do PMDB/RS e Presidente da Fug/Nacional
– Erasmo Guterres Silva – Prefeito Municipal de Alegrete
– Fábio Branco – Prefeito Municipal de Rio Grande
– Germano Rigotto – Ex-governador do Estado
– José Fogaça – Prefeito Municipal de Porto Alegre
– José Ivo Sartori – Prefeito Municipal de Caxias do Sul
13h – Intervalo de Almoço
14h – Tribuna Livre: deputados federais, estaduais e secretários de Estado, coordenadores regionais, presidentes de setores, demais oradores inscritos
18h – Encerramento
Mensagem do presidente do PMDB/RS, senador Pedro Simon
Meus irmãos. Vivemos um dos momentos mais difíceis da história política brasileira. Os casos de corrupção que atingem os mais diversos níveis da administração pública causam repulsa na população que, a continuar essa situação, deixará de acreditar na política e nos seus agentes. Mas nesta hora, meus companheiros, o PMDB não pode omitir-se.
O nosso partido, que liderou a retomada da democracia e tem uma história respeitável em defesa dos interesses do Brasil, deve acentuar seu compromisso com o futuro do País e com as pessoas que acreditaram e continuam acreditando na nossa capacidade de agir.
Por isso, convoco o PMDB do Rio Grande do Sul para fazermos uma cruzada pela ética e pela responsabilidade que, a exemplo da trajetória de garra e de luta do PMDB pela defesa da pátria e do social, construamos um projeto nacional de governo. Vamos começar aqui pelo Rio Grande do Sul, em nosso Congresso Estadual.
Vamos aprovar aquela que tem sido a inspiração de todos os nossos encontros regionais, a candidatura própria à presidência da República, para que possamos nos apresentar perante o povo brasileiro com a nossa cara, a nossa história e as nossas propostas para um novo Brasil.
Vamos deixar claro, para a nação, que os peemedebistas gaúchos ainda se alimentam da ousadia e do compromisso político. Não aceitamos ser ‘a noiva’ de ninguém. Rejeitamos o papel indigno de partido subalterno, não seremos linha auxiliar de projetos de outros partidos. Queremos uma Convenção Nacional do PMDB para decidir os nossos rumos.
O PMDB será protagonista de um projeto estadual e nacional. Nossa história, nossa credibilidade e nossos compromissos nos autorizam a oferecer nomes para o Governo do Estado e à Presidência do Brasil. Numa eleição de dois turnos, todos os partidos devem apresentar seus candidatos, assumindo suas histórias e oferecendo propostas à Nação.
É inadmissível que um partido com a expressão do PMDB – com o maior número de filiados e de votos nas últimas eleições, o que mais elegeu prefeitos, vereadores, governadores, senadores e de deputados estaduais e federais – não tenha projeto próprio.
Temos propostas coerentes para o desenvolvimento social e econômico. Nomes de prestígio não nos faltam para uma disputa eleitoral. Em nossos encontros, que mobilizaram o partido em todo o Estado, o nome que aparece com maior frequência como ideal para uma candidatura própria à Presidência da República é o de Nelson Jobim, que faz uma excelente gestão no Ministério da Defesa.
Por isso meus irmãos, estamos todos convocados para esta caminhada. O PMDB tem história! O PMDB tem futuro!