Notícias

Geral

Conversa com os Capixabas: 2ª edição

05/08/2013

A Fundação Ulysses Guimarães do Espírito Santo promoveu, na segunda-feira, 29, mais um espaço de discussão visando que o exercício da política caminhe ao encontro do que a sociedade moderna tem exigido do setor.

O projeto “Ciclo de Conversas com os Capixabas”, em sua segunda edição, trouxe a experiência do juiz aposentado, escritor e professor João Batista Herkenhoff e do advogado e, também professor, Luiz Henrique Alóchio, completando a bancada de mestres a expor pontos de vista pessoais sobre o tema proposto: “Para onde a cidadania quer levar o Brasil?”

Herkenhoff foi juiz em várias comarcas capixabas, é conhecido como o “juiz dos pobres”, por adotar uma conduta de crença no ser humano e por ser contrário ao atual sistema prisional que, segundo ele, não possui a eficácia necessária na recuperação do cidadão. Aos 77 anos, o professor resume a contribuição que quer deixar: “na minha idade o que de mais nobre posso fazer é compartilhar minha experiência com os mais jovens”.

“Ao discorrer sobre cidadania, não seria possível iniciar a fala senão reportando-me ao patrono da Fundação, combateu a ditadura instaurada no país em 1964 e desempenhou papel decisivo na redemocratização do País. Ao declarar promulgada a Constituição de 1988, num gesto enérgico, dos quais os não muito jovens certamente se lembram, Ulysses Guimarães, com a Carta Magna nas mãos, adjetivou-a: Constituição cidadã. Ulysses, nessas duas palavras, disse muita coisa", disse o combativo defensor de direitos humanos e da cidadania, Hekenhoff.

Luiz Henrique Alóchio provocou quanto aos pontos de reflexão sobre a classe política e o quanto é necessário que todos compreendam que a política é, e será, sempre fundamental na vida em sociedade. Alóchio fez considerações quanto ao momento político que passa o país, em especial o Estado, e sobre serem essenciais para a construção de um novo pensar político. Citou momentos históricos no país e no mundo.

Após a abertura para os debates com os presentes, João Batista falou de ética em todos os poderes constituídos, da ineficácia da redução da maioridade penal, dos perigos do retorno da ditadura, entre outros temas. O professor Alóchio também respondeu questionamentos, expondo os pontos fracos e fortes das manifestações, suas características e lições que todos devem tomar a partir desse eventos.

Finalizando, os presidentes do PMDB e da Fundação no Estado, Lelo Coimbra e Chico Donato, respectivamente agradeceram pelo compartilhamento de ideias e pensamentos, além de cumprimentarem a presença da deputada Estadual Luzia Toledo, do presidente da Câmara de Venda Nova do Imigrante, Tiago Altoé, do ex-secretário Estadual de Educação e professor da UFES, Haroldo Correia Rocha, do secretário de Turismo de Domingos Martins, Alemão Bleidorn, e do presidente da JPMDB capixaba, Bruno Quintino.