Inclusão produtiva de jovens e adultos

A Fundação Ulysses Guimarães tem um compromisso sólido com as pautas para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Por isso, um dos principais pilares do Programa Educação do Futuro reside no desafio da inclusão produtiva, por meio da criação de igualdade de oportunidades e condições, para que pessoas que estão à margem da sociedade possam ser (re)inseridas no mercado de trabalho. Isso possibilita que elas contribuam de forma digna para o desenvolvimento sustentável da nação e ainda tenham acesso a melhores condições de vida.

Acreditamos que o compartilhamento de boas práticas de gestão é fundamental para alcançar a construção de um futuro melhor por meio de políticas públicas eficazes e em consonância com as demandas sociais. Por isso, a Fundação Ulysses Guimarães apresenta o material intitulado Educação do Futuro & a Cultura da Paz, que tem como objetivo fornecer diretrizes para gestores públicos que desejam implementar programas que abram as portas da dignidade e modifiquem realidades.

Educação do Futuro e a Cultura da Paz

O documento Educação do Futuro e a Cultura da Paz conta com exemplos inspiradores de projetos bem-sucedidos, como as Usinas da Paz, em Belém, e as unidades do Centro Comunitário da Paz (Compaz), em Recife. São mostras de que o Estado deve empreender esforços para colocar a melhor estrutura e os melhores serviços justamente nas regiões mais vulneráveis, onde a população
mais precisa.

Ao longo deste material, você encontrará informações sobre as premissas básicas para a implementação de projetos como esses,
bem como instruções sobre como aderir formalmente ao programa.

Baixe o documento gratuitamente

Inclusão Produtiva: do Desafio à Ação

Este documento apresenta as premissas básicas de atuação e conteúdo para ativação e aprofundamento da discussão e debate legislativo no que se refere à agregação de propostas, modelos e soluções atuais para a inclusão produtiva, a fim de proporcionar maior igualdade de oportunidades aos brasileiros e fortalecer a conexão entre a qualidade da escola pública e o futuro do trabalho.

Baixe o documento gratuitamente