Notícias
EAD mineiro: a moeda de hoje é o conhecimento
24/05/2010O PMDB Mulher de Minas Gerais deu seu primeiro passo rumo à disseminação do EAD. A presidente do núcleo, Maria Aparecida Moura, agora assumindo como coordenadora do EAD no Estado, reuniu na última quarta-feira, 05, cerca de 80 pessoas, representantes de 23 municípios, para tornaram-se mediadores do Programa de Formação Política. “Assumimos o compromisso com a Fundação. Queremos implantar o programa em cada município, iniciamos o trabalho hoje e vamos a luta pela cidadania plena na nossa Minas Gerais. A moeda de hoje é o conhecimento”, afirmou a presidente.
O deputado Antônio Júlio de Faria, também secretário-geral do PMDB, relatou o caso do município de Pará de Minas, onde inicialmente a certificação do EAD não foi aceita por uma faculdade local. “Bastou apresentarmos o conteúdo programático do curso que estava sendo ministrado para a instituição passar a considerar como atividade complementar o Programa de Formação Política”, completou. O deputado ainda informou que membros de outros partidos políticos não só participaram das turmas como atuaram como divulgadores. Pará de Minas formou duas turmas com 40 alunos.
A importância dos atuais projetos desenvolvidos pela FUG, como a série de encontros “Estradas e Bandeiras”, foi respaldada pelo ex-senador e membro do conselho curador da FUG Ronan Tito. Apoiador ilustre do Programa, Ronan expressou seu contentamento em ter a presidente Maria Aparecida a frente do EAD mineiro.
O secretário-adjunto do PMDB, Itamar José de Oliveira, deu início a reunião que transcorreu ao longo do dia. Os correligionários receberam informações sobre o histórico do EAD no Estado, turmas e alunos, as tecnologias utilizadas e seu papel como mediador.
O advindo da internet, a sua utilização, a interferência no processo político, a qualificação como exigência social, foram temáticas abordadas pela gerente nacional do EAD, Elisiane da Silva.
Presenças – Estiveram presentes, representantes da JPMDB, do Movimento Afro, da Federação das Mulheres Mineiras, do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, da União Brasileira de Mulheres, do PPS, PV, PSB, PTB, PR e do PT do B.
Municípios participantes – Aimorés, Além Paraíba, Alfenas, Belo Horizonte, Brumadinho, Campo Belo, Codisburgo, Congonhas, Contagem, Conselheiro Lafaete, Itauna, Jeceaba, Lagoa Santa, Mariana, Moeda, Nova Lima, Ouro Preto, Pará de Minas, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, São João Del Rey, Taquaraçu de Minas e Ubaporanga.