Notícias
EAD/FUG é destaque no Jornal Tribuna do Norte
22/11/2010
O EAD/FUG mais uma vez foi destaque no Jornal Tribuna do Norte, em Natal, no Rio Grande do Norte. A notícia foi divulgada no último dia 19 e pode ser acessada através do link http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/fundacao-ulysses-guimaraes-entre-diplomas/165509. Confira abaixo a matéria na íntegra.
Fundação Ulysses Guimarães entre diplomas
PMDB e um de seus braços políticos, a Fundação Ulysses Guimarães lançam às 8 horas de hoje, no Hotel Monza, à sede desta instituição no Rio Grande do Norte, que funcionará no CCAB – Sul, na avenida Engenheiro Roberto Freire, em Cidade Jardim. Na ocasião, as duas instituições políticas abrem um curso de mediadores para os futuros monitores de outros cursos que a Fundação Ulysses Guimarães realizará na capital e interior do estado, como ocorreu, na noite desta quinta-fera, dia 18, com a diplomação de 300 estudantes universitários que participaram dos Cursos de Gestão Pública Municipal e Formação Política, que começaram em maio e terminaram agora, em novembro, com 14 turmas que incluíam acadêmicos oriundos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e das faculdades Facex, União Americana, Overdose e Êxito.
A solenidade de diplomação ocorrida na Faculdade União Americana, na avenida Maria Lacerda Monte, em Nova Parnamirim, contou com as presenças do presidente nacional da Fundação Ulysses Guimarães, ex-ministro Eliseu Padilha e sua secretária executiva Elisiane Silva e ainda o presidente estadual do PMDB, deputado federal Henrique Eduardo Alves e o reeleito senador Garibaldi Alves Filho, além de deputados estaduais do partido.
Henrique Eduardo Alves destacou o partido “é o único do país que tem uma iniciativa permanente” na preparação e renovação dos seus quadros”, já visando as eleições municipais daqui a dois anos. “Como maior partido do Brasil, O PMDB tem essa obrigação de renovar os quadros políticos e administrativos'.
Já o ex-ministro Eliseu Padilha disse da importância da realização desses cursos para a recuperação do crédito da classe política perante a opinião publica. “Os políticos que não são corretos é a exceção, não é a regra”, disse ele, para esclarecer que sempre quando há necessidade de se resolver um conflito na sociedade, tem a intervenção “de um político ou de um partido político”, daí a importância dos cursos políticos que estão sendo oferecidos pela Fundação Ulysses Guimarães.
Para o senador Garibaldi Flho enfatizou que Padilha “vem exprimindo um dinamismo muito grande à Fundação e destacou que os cursos serão importantes, porque em 2012, só serão candidatos nas eleições municipais quem tiver passado por esses cursos: “Os nossos candidatos estarão preparados para disputar qualquer eleição”.
O presidente estadual da Fundação Ulysses Guimarães, Gleire Belchior, informou que a partir da primeira semana de dezembro começa um novo curso, o de “Formação de Agentes de Cidadania Comunitária”, produzido em parceria com mestres e doutores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e Universidade de Brasíia (UnB) e em janeiro de 2011 serão iniciados os cursos para candidatos a vereador, vice-prefeito e prefeito. “A finalidade desses cursos é dar mais qualidade aos quadros do PMDB", informou ele.
Para Belchior, a formação dos eventuais candidatos a cargos eletivos para as eleições municipais de 2012, “é muito importante para as mudanças que virão na política brasileira”.
Segundo Belchior, o curso de formação de “Agentes de Cidadania”, estarão em debates temas como a atuação dos conselhos municipais, clientelismo de massa, a democracia e as suas formas atuais, a ordem social brasileira, o poder como relação social, a cidadania no Brasil, maioria e minorias e desafios à democracia.