Notícias
Economista Ricardo Caldas defende o Voto Distrital durante Seminário promovido pela #FundUlysses
16/12/2014O seminário intitulado “A Necessária, Impostergável e Viável #ReformaPolítica”, promovido pela #FundUlysses e realizado ao longo desta terça-feira, 16, no Rio de Janeiro, conta com alguns dos principais nomes do país que estudam o tema. Entre os convidados está Ricardo Caldas – economista, Ph.D. em Relações Internacionais pela University of Kent at Canterbury, Pós-Doutor na Columbia University, na Harvard University e na Universidade de São Paulo – que defende algumas mudanças no sistema político e maneiras de mobilização da sociedade.
De acordo com o economista, o Sistema Proporcional de Lista Aberta, usado na escolha de legisladores, está falido e que o voto distrital é a melhor opção para o país. Ele também destaca os benefícios deste modelo. “O voto distrital é melhor para os cidadãos e para os políticos em geral. Ele é o mais simples de todos, reduz os custos de campanha, diminui a importância do financiamento público, permite controle social e, além disso, ele também permite o ‘recall’, um sistema existente nos Estados Unidos que faz um chamamento de novas eleições quando um parlamentar não atender as expectativas. Um precedente desta possibilidade ocorreu em 2003, no governo da Califórnia, quando os eleitores optaram pela saída do governador Gray Davis e a eleição de Arnold Schwarzenegger. Além dos Estados Unidos, regras de revogação individual de mandatos são utilizadas nas Filipinas, mediante o apoio de 25% dos eleitores; na Venezuela, desde 1999; e na província canadense da Colúmbia Britânica, desde 1995, restrito aos legisladores”, enfatiza. Segundo Caldas, caso não se consiga a implantação do Sistema Distrital o Sistema Distrital Misto é a melhor segunda opção.
Após a palestra, o ministrante sugeriu aos dirigentes do PMDB que promovam mais debates com seus militantes e com a sociedade civil em todo o país para aprofundar a discussão de um novo sistema político. Para tanto, sugeriu duas maneiras. Uma delas já existe que é o Curso a Distância que a FUG oferece e a outra possibilidade seria a criação de concursos de monografia.