Notícias

Geral

Edição gaúcha do Estradas e Bandeiras ocorre nesta quinta-feira

25/04/2011

 

A edição gaúcha da iniciativa que está percorrendo todo o país ocorre nessa quinta-feira, 28, no hotel Everest, em Porto Alegre, a partir das 13h30, com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, e dos presidentes nacionais da FUG e do PMDB, Eliseu Padilha e senador Valdir Raupp, respectivamente, ministros, senadores e deputados.

As ações da Fundação Ulysses Guimarães para 2011 estão alicerçadas em 4 pilares: Rumo aos Municípios 2012 – Estradas e Bandeiras, Programa de Governo Municipalista, Programa de Formação Política e os seminários e palestras. Todos interligados e difundidos uniformemente em todos os estados.

O Estradas e Bandeiras nasceu do anseio da base partidária de construir a própria identidade, sendo protagonista e não expectadora do processo político. Visa qualificar e aumentar o espaço político do PMDB, com a formação de candidatos. “Nós queremos, com este programa, acender novamente a chama do PMDB, para que ele revigore em todo o território nacional”, afirmou Padilha.

A série de eventos já teve edições no Sergipe, Rio Grande do Norte, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em cada estado é mantido o mesmo formato, com palestras e discussões, que também servem para colher dados partidários e atualizar os bancos de informações. Além de auxiliar na elaboração do Programa de Governo para as eleições municipais de 2012.

As temáticas abordadas incluem a organização partidária, o novo sistema de filiação partidária, aprovado pela resolução TSE nº 23.117/09 (Filiaweb), o Programa de Governo Municipal, a reforma política e tributária, as bandeiras do PMDB e o Programa de Formação Política EAD

Para o presidente da Fundação, na construção de um programa de governo, é fundamental usar como base o programa do partido: “quando o partido faz um plano, o candidato é do partido, quando não, o programa é do candidato. A vontade majoritária do partido é que deve escolher quem pode colocar isso em prática”.

Além disso, a insatisfação e descrédito com a política e com a classe política também serão tratadas nos eventos. “O político é o intermediário entre a sociedade e as estruturas de poder e a estrutura de poder não quer intermediário forte. Com político desmoralizado, a sociedade fica desemparada, refém do detentor de poder. Mudar esse quadro é o trabalho que nós temos que fazer, pois é só com a valorização da política que se valoriza a cidadania. E isso é fruto do conhecimento do que é a política. Nós temos este papel a cumprir”, destacou Eliseu Padilha.

Ações da FUG: Programa de Governo Municipalista – Documento que norteia e orienta os municípios na elaboração de uma sugestão de Programa de Governo que atenda as expectativas de sua localidade.
Programa de Formação Política – Com mais de 200 mil alunos em todo o país, o EAD oferece gratuitamente 4 cursos de formação política através de apostilas, videoaulas e um ambiente virtual.
Seminários e palestras – A Fundação investe em grandes nomes e discussões. Somente neste mês, na sede gaúcha, ocorreu a palestra do doutor Fernando Ferrari Filho, sobre o Novo Desenvolvimentismo: uma proposta para a economia do Brasil. Além das reuniões do ciclo de debates que discute a Geopolítica de Porto Alegre, com a participação de urbanistas, geógrafos, cartógrafos, estatísticos, antropólogos e cientistas políticos.

Mais informações sobre as ações da Fundação Ulysses Guimarães pode ser obtidas pelo telefone (51) 3072 7015.

**O hotel Everest localiza-se na Rua Duque de Caxias, nº 1357, Centro Histórico, Porto Alegre.