Notícias

Geral

#EducaçãoLiberta: jovens maranhenses dão o exemplo

20/08/2013

Durante o último sábado, 17, o Plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão foi palco para a Formação Política para a Juventude, com a exibição do módulo 1. No sábado seguinte, 24, haverá a conclusão das atividades de mais uma turma maranhense.

À frente da disseminação do Programa de Formação Política no Estado está a JPMDB/MA, que já possui 8 turmas abertas – capital e municípios de Lago Açu, Gonçalves Dias, Balsas e Timon.

Segundo o presidente estadual do núcleo e secretário adjunto de Estado da Juventude, Assis Filho, a meta é levar a formação para 100 municípios maranhenses até o final do ano, e a todos os 217 municípios até junho de 2014. "Nós precisamos acabar o estereótipo de que a política não vai ao encontro da população. A juventude do PMDB, presente hoje em mais de 50 municípios maranhenses e na capital, pretende levar o curso às escolas, universidades, bairros e aos movimentos sociais organizados. Nós entendemos que somente com conteúdo, o jovem poderá conhecer de que forma será o protagonista de sua vida”, disse Assis.

O presidente ainda afirmou que o diferencial do PMDB é o de preparar o jovem para fazer sua própria escolha política. “Nós queremos levar conteúdo a toda a juventude. O curso é gratuito, com material de qualidade, com bons professores, e é aberto à comunidade, não se restringindo somente aos filiados. Nós temos levado essa iniciativa para as universidades e temos ganhado a simpatia de vários jovens que não gostavam de política, não entendiam o processo, que nutriam um conceito prévio ao PMDB e estão mudando seu conceito. Nós estamos fazendo uma política diferente, não uma política de discurso, não é a política de ataques, não é a política de falar por falar, mas uma política social, que leva o conhecimento ao jovem, que transforma-o em um ser capaz de entender a sua realidade social, para que tenha capacidade de tomar suas decisões políticas”, concluiu Assis.

Os alunos também acreditam que a Formação para Juventude modifica o modo de pensar a política. Exemplo é o assistente social Domingos Thiago Brás de Carvalho, 27 anos, da turma iniciada no último sábado. “É muito importante a promoção desses cursos porque aprimoram os nossos conhecimentos, principalmente sobre a questão política do nosso país, ampliamos nossa visão acerca dos temas. Eu inclusive convidei amigos dos municípios de Vargem Grande e Nina Rodrigues para conhecer um pouco sobre esses conceitos e toda a história. A partir desse conhecimento que estamos aprimorando poderemos aplicar em nossas vidas e escolhas, norteando as nossas ações”, afirmou o assistente social.