Notícias

Geral

Em palestra no PMDB-RJ, diretor-geral do IBMEC defende modelo de Organizações Sociais

11/07/2013

Rio de Janeiro (RJ) – Na segunda palestra do ciclo de debates promovido pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG-RJ) sobre temas atuais da política brasileira, o diretor-geral do IBMEC Fernando Schuler defendeu a reforma do estado, com o objetivo de aumentar a eficiência nos serviços, principalmente aos mais pobres. No evento, que aconteceu na sede do diretório estadual do PMDB, no Centro do Rio, o professor defendeu a redução da burocracia e a implantação de novos modelos de administração pública, como as Organizações Sociais (OSs).

“Este é um modelo que teve grande sucesso principalmente no estado de São Paulo, em que o governo começou a apenas financiar a saúde e cultura, que passou a ser gerida por organizações sem fins lucrativos, com grandes resultados”, destacou. “Mas ele precisa ser muito bem construído, e extremamente bem executado e fiscalizado”, alertou Schuler, apresentando exemplos como o da Orquestra Sinfônica de São Paulo, que se tornou a melhor da América Latina apenas um ano depois de passar a ser administrada por uma OS.

Para Fernando Schuler, a Reforma do Estado é um tema que se relaciona com as recentes manifestações ocorridas no País, e que terá de ser enfrentado em um futuro próximo. “As manifestações demonstraram uma profunda insatisfação com os serviços públicos, que são ruins porque temos uma estrutura de Estado que não serve mais. Temos mudanças como as OSs, mas precisamos avançar na questão da gestão, do tamanho da máquina pública e o número exagerado de servidores, entre outras questões”, destacou.

Presidente estadual da FUG-RJ, Amaury Cardoso ressaltou a importância de discussões como as que estão acontecendo no PMDB do Rio. “Estamos diante de uma grande incerteza sobre as mudanças que virão, e por isso é muito importante realizar debates como este”, afirmou. Na próxima etapa do ciclo de debates, no dia 12 de agosto, o PMDB-RJ recebe o economista Carlos Lessa, que já foi presidente do BNDES, para falar sobre os rumos da economia brasileira.

A palestra desta segunda-feira contou com a participação de cerca de 80 pessoas, entre elas o deputado estadual Bernardo Rossi, o vice-presidente da FUG-RJ, Eduardo Paixão, a presidente do PMDB Mulher do Rio, Kátia Lôbo, e a presidenta estadual da Juventude do PMDB, Jéssica Ohana, entre outros militantes do partido.