Notícias

Geral

Em Ponto Belo/ES, 30 cursistas foram certificados

13/12/2011

Cerca de 60 cidadãos aplaudiram, nesta sexta-feira, 9, a cerimônia de certificação dos 30 cursistas que concluíram o curso Agentes de Cidadania Comunitária, no município de Ponto Belo/ES. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores.

 

O presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Chico Donato, ao lado da vereadora e mediadora dos cursos na cidade, Ivomária Zanetti (PMDB), entregaram individualmente cada certificado.


Discursaram parabenizando os formandos, o prefeito municipal, Jaime Santos Oliveira Júnior (PMDB), o Jaiminho, que estava acompanhado da esposa Silvana Fonseca Oliveira, secretária municipal de Ação Social e também cursista da FUG, o presidente da Câmara, Roberto Santos de Oliveira e os vereadores Miguel Ribeiro Fernandes, Edinaldo Lopes da Silva, Ilza Mendes Rocha, Ivan Mateus Pereira e Eduardo de Souza Fagundes, além de secretários municipais, servidores da Câmara local, presidentes de partidos entre outras instituições representadas.


Entre os parlamentares presentes, destaque para os vereadores Miguel e Edinaldo que se dispuseram a fazer o curso e revelaram o quanto foi produtivo para a função que exercem conhecer as informações disponibilizadas na formação.


A mediadora Ivomária Zanetti falou de sua satisfação em proporcionar através da Fundação Ulysses Guimarães a possibilidade de oferecer ao cidadão uma informação de qualidade e ressaltou a importância em inserir a comunidade nos assuntos relacionados ao universo político. “Percebi o real interesse das pessoas no curso, quando num dia frio e chuvoso, que pensei ter poucos alunos presentes, me surpreendi com a sala cheia. Foi uma surpresa muito agradável, pois achei que sequer poderia ter aula nesse dia”, disse Ivomária.


“A população quer ser ouvida e os cursos da Fundação Ulysses Guimarães permite isso na medida em que oferece informações que não temos acesso no nosso cotidiano profissional”, resumiu a professora e diretora da Escola Municipal Valda Costa Severo, Ilza Maria Silva Dias.


O presidente da FUG/ES Chico Donato, ao discursar, lembrou os presentes o quanto é fácil participar dos cursos, por se tratar de videoaulas cuja duração são em média de 50 minutos, comparando-as ao tempo em que as pessoas se dedicam a ver uma novela, por exemplo, e o conteúdo que se assimila a partir da disposição em assistir essas aulas.


“Quem aqui não sabe o que é um Conselho Municipal?” Perguntou Donato à platéia, provocando o debate a cerca da importância do curso como ferramenta para a interatividade nas ações de governo. “Eu não sei fazer massa para construir uma parede, não sei remendar uma câmara de ar de uma bicicleta e muito menos laçar um bezerro, mas se me ensinarem, eu vou aprender, porque eu quero aprender”, enfatizou o presidente da FUG em alusão à necessidade de se aprender a participar das ações de governo, como qualquer outra atividade, capacitando-se com cursos tais como os oferecidos pela Fundação Ulysses Guimarães.


A equipe da FUG/ES, que certificou os cursistas de Ponto Belo, norte do Espírito Santo, foi composta pelas secretárias Débora e Eliana, e o presidente do PMDB de Conceição da Barra, Carlos Quartezani.