Notícias

Geral

Escola de Líderes realiza encontros síncronos

05/02/2022

O Movimento – Escola de Líderes da FUG está a todo vapor: seis turmas – Rondônia, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Roraima – , e 180 alunos em formação. A aula inaugural aconteceu em dezembro/2021, e logo no início do ano de 2022, os alunos iniciaram o curso pela plataforma da Escola e também a realização de encontros síncronos.

Oratória – O primeiro encontro aconteceu com a aula “O poder da oratória” onde os alunos puderam ouvir um pouco mais sobre como falar em público, como melhorar a performance contextual, entender como construir a melhor oratória. E para essa aula os professores foram a senadora Simone Tebet e o presidente do Instituto Inovação Joel Maciel.

“Esse é uma dos cursos da FUG que eu reputo mais importante, principalmente pelo seu conteúdo que é a arte de falar em público neste novo século. Neste momento em que tantas inovações tecnológicas modificaram a forma de fazer política, e de falar e se comunicar”, afirmou Tebet ao abrir a aula. Para ela, a construção da fala deve ter a verdade e o sentimento como balizadores. “O sentimento que vem da alma é mais importante que o intelecto. A verdade e o sentimento devem estar naquilo que você fala. Espontaneidade da alma”, disse.

O professor Joel Maciel argumentou que a preparação para exercitar a liderança passa pela comunicação como um instrumento importante. “Não adianta ter a melhor comunicação sem ter conteúdo. Hoje a comunicação está impactada imediatamente pelas novas tecnologias, que também impactam a vida das pessoas. E, quando preparamos para falar, precisamos saber o que vamos querer no final, para que possamos nortear a fala. Esse é o processo”, observou.

Política Pública – No segundo encontro, os alunos do Movimento receberam ‘Orientações sobre a construção de uma política pública’. “A escola de líderes tem como um dos seus objetivos a construção de uma política pública”, disse Guto Scherer, gerente de Gestão Nacional da FUG.

A gerente do Programa de Formação Política da FUG, Elisiane da Silva, foi a professora que conduziu a aula. “A proposta de política pública deve ser inovadora, e que resolva uma demanda pública. Hoje, diante de tantas mazelas sociais, vocês alunos, tem um leque enorme de temas para construção da política pública”, apresentou.

Além disso, a política pública a ser construída precisa ter critérios e deve ter como princípios: o respeito a finalidade, a legalidade e as regras orçamentárias.

Cidadania – Na terceira aula síncrona, os alunos contaram com uma apresentação do ex-deputado e ex-vice-governador , Lelo Coimbra, com o tema ‘A construção da cidadania’. “Esse tema é muito rico. É o motivo da nossa luta pela democracia”, iniciou.

Lelo que também é membro do Conselho Editorial da FUG e um dos professores responsáveis pela Escola de Líderes promoveu entre os alunos um debate sobre a importância da cidadania nos dias atuais. “A rede social se tornou um ambiente vigoroso, com capacidade de gerar respostas rápidas para sociedade. E, a construção da cidadania é o ponto de partida”, afirmou.

Thatiana Souza – Assessoria de Comunicação Social