Notícias

Geral

Força da militância peemedebista é ressaltada na Paraíba

23/09/2011

João Pessoa (PB) – Militantes de toda a Paraíba se reuniram na capital do estado para prestigiar a realização do seminário Estradas e Bandeiras – Rumo aos Municípios 2012 na tarde desta sexta-feira (23). Ao iniciar o evento, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães da Paraíba, Francisco de Sales Gaudêncio, destacou a importância das sessões da entidade dar sequência ao trabalho de formação que tem sido realizado. “É um orgulho para mim, que sou professor, integrar esse trabalho feito pela Fundação e pelo PMDB. Eu tive a oportunidade de servir o governo de José Maranhão na Paraíba, pois foi o governo que mais investiu em educação no estado. Hoje vejo o PMDB realizando um trabalho de formação em grande escala, motivando os agentes políticos para a caminhada das eleições em 2012”, afirmou, ao conclamar a todos a multiplicar cada vez mais as ações da Fundação.

O presidente do Diretório Estadual do PMDB, Antonio Sousa da Silva, saudou os militantes presentes e destacou importância das ações de fortalecimento da militância que estão sendo realizadas por todo o Brasil, com o programa Estradas e Bandeiras.

A presidente do PMDB Mulher, deputada Nilda Gondim, também destacou a felicidade dos militantes paraibanos receberem representantes dos diretórios nacionais da FUG e do PMDB. “É uma satisfação muito grande estar aqui com vocês. Estamos de braços abertos para que conheçam as belezas e a gente da Paraíba”, disse.

O presidente de honra do PMDB da Paraíba e pré-candidato à prefeitura de João Pessoa, José Maranhão, declarou que “o PMDB é o partido que se preocupa com as coisas sérias, com as coisas fundamentais, por isso está realizando essa série de eventos no limiar de uma campanha eleitoral municipal. As campanhas devem mostrar propostas para a melhoria da qualidade de vida dos vários municípios brasileiros. E o PMDB, que sempre teve uma responsabilidade profunda com os municípios brasileiros e decidiu levar esses seminários para todo o Brasil, para que a qualidade dos candidatos do PMDB seja ainda melhor”.

O deputado federal Manoel Júnior (PB), também pré-candidato à prefeitura de João Pessoa, destacou o trabalho do deputado Eliseu Padilha à frente da Fundação Ulysses Guimarães nacional: “com o mesmo dinamismo que você, Padilha, difundiu o Estradas e Bandeiras pelo país, tem se dedicado à formação da juventude brasileira, para a formação da população com a política moderna, trazendo os novos conhecimentos necessários para a população”. Sobre as eleições municipais, Manoel Júnior ressaltou que “tenho certeza que a visita de vocês aqui vai ter grande impacto nos militantes que estão se preparando para as eleições de 2012. Precisamos fortalecer essa militância já nos preparando para 2014. Em João Pessoa estamos já com dois pré-candidatos peemedebistas, que sou eu, Manoel Júnior, e José Maranhão. Afirmo aqui que não haverá divisões no PMDB de João Pessoa, haverá propostas claras para a cidade. A democracia irá prevalecer e o PMDB irá vencer as eleições de 2012 aqui na capital”.

O presidente do PMDB nacional, senador Valdir Raupp (RO), elogiou o trabalho da Fundação, “que tem atuado em todos os estados, um trabalho que já está, com certeza, refletindo na atuação das Assembleias Estaduais e Municipais”. Destacou seu orgulho de fazer parte do PMDB, ao relembrar a história da legenda. “Um partido que sempre se renova a cada eleição, mesmo sendo o partido mais antigo do país”. “Não dá para se escrever sobre a história recente do país sem citar o PMDB. Ao se falar das Diretas Já, ou da redemocratização do país, por exemplo. Estou aqui ajudando meu partido colocando o pé na estrada, junto com a Fundação, pois queremos o PMDB com candidatura própria em todos os municípios do Brasil. Não descartamos a possibilidade futura de ter alianças, mas queremos a base preparada para candidatura própria em 2014”, informou Raupp.

O deputado Eliseu Padilha (RS), presidente da Fundação Ulysses Guimarães, apresentou a palestra Refazendo o consenso político brasileiro e afirmou que “temos que dar uma olhada na história do nosso partido para entender o momento atual”, ao apresentar o vídeo com o histórico dos 45 anos do PMDB. “Nós temos que refazer a política. Para Aristóteles fazer a política é a arte de trazer a felicidade às pessoas da comunidade. Hoje, a maioria absoluta da população não acredita em política, o que quer dizer que a classe política está sem legitimidade”, disse Padilha. Para ele, o problema gerado por essa descrença, “é que quem não acredita e não gosta de política vai ser governado por quem acredita. Precisamos fazer com que a população volte a gostar da política, em favor dela mesma”.

Ao apresentar os cursos ministrados pelo sistema de Ensino a Distância (EAD), Padilha afirmou que “para Sócrates, só existe um bem, o saber, só existe um mal, a ignorância. Fizemos parceria com as maiores universidades em ciência política no Brasil, que são a UnB e a UFRGS mais o IBAM e criamos um programa de Formação Política. O nosso objetivo e a difusão da ciência política e das boas práticas”. Padilha ressaltou que, no trabalho do EAD, “o papel principal é o do mediador, que é o multiplicador do conhecimento e da crença na boa política”. Ele também destacou o trabalho de formação da Fundação no fortalecimento da militância de base do partido que proporcionará a formação de novos quadros para que o partido tenha nominata completa nas próximas eleições municipais.

O presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Espírito Santo, Francisco Donato, apresentou a palestra Estrutura e Organização dos Diretórios Municipais Rumo a 2012. Para ele, não é suficiente ser o maior partido do Brasil, é preciso também ser o mais organizado. Para isso, ele apresentou um pouco da legislação eleitoral que trata da organização partidária.

O presidente do PMDB de Mato Grosso do Sul, Esacheu Nascimento, apresentou a palestra Nossas bandeiras, em que conclamou os militantes para retomar a verve do “MDB velho de guerra, um partido de raízes populares, que lutou pela redemocratização do país após o regime militar”. Ele destacou a
necessidade de reforçar as bandeiras do Partido.

Elisiane Silva, coordenadora nacional do programa de Ensino a Distância da Fundação Ulysses Guimarães, ressaltou a responsabilidade de cada um na mudança da consciência política. “Para isso, a educação é fundamental. Nossos cursos são fundamentais para fazer com que as pessoas reflitam sobre &#39o que é que estou fazendo aqui&#39. As turmas do EAD são para pessoas de dentro do partido e de fora do partido. O partido está envelhecendo e nós chamamos a juventude de alienada, porque paramos de ouvi-los”, afirmou Elisiane, que defendeu que os cursos do EAD são uma grande ferramenta na renovação da militância partidária.