Notícias

Geral

FUG de Mato Grosso do Sul define data do Congresso Estadual

18/09/2009

Brasília (03/04/2009) – O presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Mato Grosso do Sul, Esacheu Nascimento, anunciou nesta sexta-feira a data da realização do Congresso Estadual do PMDB. De acordo com Esacheu, no dia 30 deste mês peemedebistas de todo o estado estarão reunidos para finalizar os debates que irão resultar na elaboração do programa de governo da legenda para 2010. O local do congresso ainda não foi definido.

APROXIMAÇÃO DA MILITÂNCIA – Esacheu afirmou que ao longo do mês de abril representantes da fundação deverão visitar todos os 78 municípios de Mato Grosso do Sul para aplicar os questionários elaborados pelo PMDB e pela FUG nacionais com o objetivo de discutir os principais pontos levantados pelo comando do partido. O questionário inclui perguntas sobre saúde, educação, infra-estrutura entre outros temas.

Para Esacheu, o aspecto mais relevante das consultas feitas diz respeito à aproximação do partido se aproxime da sua militância. ?Somente no Mato Grosso do Sul são 45 mil filiados. Para conseguirmos uma demonstração significativa dos anseios dos peemedebistas do estado deveremos ouvir algumas centenas pessoas até a realização do congresso?, destacou.

Segundo Esacheu, a consulta prévia das bases nos municípios do MS e contato estreito com a militância trouxeram algumas surpresas. ?A receptividade das pessoas que têm participado desses primeiros encontros tem sido um fator gratificante para todos aqui. É a primeira vez que o partido ouve as considerações dos militantes e todos entenderam a importância disso?, comemorou.

ELEIÇÕES DE 2010 – Esacheu destacou que um desejo comum acompanha as manifestações dos militantes do MS, que é o lançamento de uma candidatura PMDB à Presidência da República. Para o presidente da FUG no estado, a legenda está madura para ter um nome próprio para a disputa eleitoral de 2010. ?No entanto, caso essa expectativa não se concretize, também estamos prontos para apoiar candidatos de outros partidos também?, garantiu.

Na avaliação de Esacheu, o trabalho desenvolvido pela fundação no MS tem sido importante para a expressiva participação da militância. ?Há um ano e meio estamos promovendo reuniões regionais e formando monitores por meio dos cursos de formação política da EAD?, disse.

Levantamento feito pela FUG do Mato Grosso do Sul revela que em 18 meses mais de duas mil pessoas concluíram pelo menos um curso do programa de Educação à Distância da fundação. Apenas o módulo de formação política conta com a audiência de 40 alunos em cada turma formada. ?A criação de uma militância engajada está sendo sedimentada há vários meses?, ressaltou Esacheu.