Notícias

Geral

FUG de Rio Claro preserva acervo histórico de Ulysses Guimarães

13/07/2017

A Fundação Ulysses Guimarães Nacional assinou com a Prefeitura Municipal de Rio Claro (SP), com a Câmara de Vereadores e com a Fundação Ulysses Silveira Guimarães Municipal um convênio para manter e preservar todo o acervo histórico que retrata a vida e obra de Ulysses Guimarães, o “Senhor Diretas”. O acervo é constituído de mais de 21 mil peças – entre documentos, artigos, certificados, livros e até obras de arte – que pertenceram ao próprio Ulysses Guimarães (5 mil peças) e ao jornalista e escritor João Scantimburgo Filho (16 mil peças, também relacionadas ao antigo líder peemedebista). São, portanto, dois acervos reunidos em um só.
De acordo com o secretário de Gestão da FUG Nacional, Chico Donato, o objetivo da parceria é envolver a população de Rio Claro, onde nasceu o Dr. Ulysses, com a história deste destacado homem público, e incentivar que isso traga dividendos culturais, potencializando o turismo e a economia do município.
Foi doada pelo município uma área à Fundação Ulysses Silveira Guimarães Municipal, que servirá para a construção da futura sede da entidade. O projeto arquitetônico foi elaborado gratuitamente por Oscar Niemayer.
Segundo Donato, o desafio das direções municipal e nacional, agora, é buscar recursos junto ao governo, através da Lei Ruanet, para a construção da sede da instituição. Já foi publicada no Diário Oficial da União a autorização de captação de recursos por meio desta lei. O convênio, além da parte técnica e burocrática, determina que a FUG Nacional alugue um imóvel para recepcionar os acervos, até que a nova sede seja construída e tenha condições de receber todo o acervo.