Notícias

Geral

FUG disponibiliza Maquetes 3D para utilização em campanhas do MDB

23/07/2024

A Fundação Ulysses Guimarães (FUG) disponibilizou aos diretórios regionais do MDB – Movimento Democrático Brasileiro, dois vídeos com maquetes tridimensionais (3D) de uma escola no contexto do programa Educação do Futuro e de um parque tecnólogico do programa FUGlab.

“Esse material deve ser utilizado como proposta de ação partidária em campanhas, reforçando o compromisso do partido com os temas da Educação e Inovação”, afirmou o Secretário-Executivo da FUG, Guto Scherer.

Um dos vídeos aborda o projeto implementado na foi a Escola Olavo Bilac de Imbé (RS), primeira instituição a aderir ao modelo proposto pelo programa Educação do Futuro, que contemplou a construção de um prédio em uma área de 3.189,91 metros quadrados. Com 18 salas de aula, playground, quadra poliesportiva coberta, biblioteca, brinquedoteca, sala de audiovisual, laboratórios e lousas digitais, a escola foi preparada para oferecer uma educação moderna.

  • Clique aqui para visualizar a maquete 3D da Escola do Futuro.

PARQUE TECNOLÓGICO

A ideia da maquete 3D do parque tecnológico é propor a criação de um ambiente de inovação para diversificar a economia e gerar valor para a sociedade por meio da conexão entre a pesquisa, universidades, negócios – sejam empresas tradicionais ou startups – e o próprio governo.

  • Clique aqui para visualizar a maquete 3D do Parque Tecnológico.

“Nesse caso, o papel da gestão pública é criar um ambiente onde os negócios vão acontecer, salas corporativas, espaços de co-work, de alimentação” afirma o consultor da FUG, Yuri Ribeiro. Ele sugere que os gestores criem regras pra alugar esses espaços, que precisa ser uma área próxima ao centro comercial da cidade, em um local de fácil acesso, “por exemplo, tem que ser empresa de tecnologia, tem que ter sede na cidade, ganhar seis meses de isenção de aluguel, mas depois tem que ficar dois anos na cidade.”

Yuri lembra que a Nova Economia é um modelo de negócios baseado em serviços, na internet e na gestão de conhecimentos. “Os nossos municípios ainda estão muito atrelados à economia tradicional, mais ligada à produção de bens. Precisamos começar a ser atrativos para os jovens, para aqueles que não querem trabalhar na indústria, no campo”.

“Nossa sugestão é que os gestores primeiro construam um co-work em espaço público ocioso e depois aumentem para salas comerciais, para uma área de convivência e alimentação, que pode ser feita com parceria público-privada”, reforça o consultor da FUG. O importante, segundo ele, é a gestão pública se posicionar como fomentadora do ambiente de inovação para gerar negócios da Nova Economia e trazer diversos benefícios para sua cidade.

EDUCAÇÃO DO FUTURO

A primeira instituição a aderir ao modelo proposto pelo programa Educação do Futuro foi a Escola Olavo Bilac, localizada no município gaúcho de Imbé. Lá, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, implementou um novo modelo pedagógico no qual toda a equipe diretiva e professores trabalham para que o aluno adquira o prazer pelo conhecimento, com atividades práticas, centradas no desenvolvimento de habilidades e competências essenciais que instiguem a autonomia, a criatividade, o pensamento crítico e a proatividade dos pequenos.

A jornada inovadora do Ensino Integral em Imbé (RS) foi tema de artigo da edição especial da Revista Ulysses – Eleições 2024, elaborado pelos consultores da FUG Elisiane da Silva e Luís Loro. O texto, entitulado “Educação que Transforma”, aborda desde a construção do prédio da Escola Olavo Bilac às Estratégias para a implentação do Ensino Integral, passando pela proposta pedagógica e a tecnologia oferecida.