Notícias
FUG do Litoral e Vale do Ribeira, em São Paulo, forma 25 novos mediadores de 6 municípios
21/06/2009Com uma carga horária de 8 horas/aulas, a Representação Intermunicipal Litoral Sul e Vale do Ribeira da Fundação Ulysses Guimarães – SP, realizou nos dias 16 e 18 de junho, o curso Intensivo de Formação de Mediadores, com a participação de 25 peemedebistas originários das cidades de Itanhaém, Peruíbe, São Vicente, Praia Grande, Presidente Bernardes e Santo Anastácio. Das 6 cidades participantes, 4 fazem parte da representação LSVR e os representantes das cidades de Presidente Bernardes e Santo Anastácio (próximo à divisa com Mato Grosso) foram encaminhados através da Representação Estadual.
O curso foi realizado na cidade de Itanhaém, sede da Representação, e teve como instrutor o fuguiano Marcelo Rafael Fortuna, que decidiu inovar na metodologia de ensino, oferecendo aos alunos muito mais do que o conteúdo programático, tendo em vista que os mesmos atuarão como professores (mediadores) e precisam de técnicas para assegurar o sucesso de suas turmas. Segundo Fortuna, "o papel do mediador nos cursos de ensino a distância não pode ser figurativo e o sucesso de cada turma dependerá do desempenho do mediador em sala de aula".
Na primeira aula, os participantes aprenderam sobre o sistema de ensino a distância, sobre os cursos da FUG e sobre a função do mediador, de forma dinâmica e participativa. Também nesta aula foram utilizadas técnicas de sociabilização (oratória, postura, liderança, interpretação, memória etc) e dinâmicas de grupo. O instrutor explicou aos participantes que um dos principais problemas encontrados é com relação em manter a atenção e a participação dos alunos no decorrer do curso e que a aula inaugural de cada turma pode ser desenvolvida de forma a integrar todos os elementos da turma. "Ao iniciar uma turma, temos que ter em mente que muitos não se conhecem, estão por algum tempo fora da vida escolar e podem sentir-se intimidados perante o grupo. Por isso é muito importante aplicar dinâmica de grupo na aula inaugural, para que o gelo seja quebrado e que os alunos se soltem mais, criando um espírito de amizade e companheirismo entre todos", explicou Fortuna. A segunda aula apresentou a parte técnica dos cursos da FUG e a tele-aula preparada pela FUG nacional para o curso de mediadores ajudou a esclarecer os pontos técnicos sobre o sistema.
Na opinião de todos os presentes, o curso foi de suma importância, pois ofereceu técnicas práticas de como trabalhar com o aluno em sala de aula e não somente a teoria. Segundo Regina Marcomini, mediadora do Curso de Formação Básica na cidade de Peruíbe (curso já em andamento), as novas técnicas serão de imediato aplicadas por ela no curso. Os representantes de São Vicente, Praia Grande e Itanhaém marcarão em breve a abertura das turmas do Curso de Formação Básica e no segundo semestre do Curso de Gestão Pública.
A delegada de ensino Judite Rissato de Melo (ex vice-prefeita da cidade de Presidente Bernardes) e a representante da cidade de Santo Anastácio, Maria Suzete Navarro Lima (ex Secretária da Educação de 3 municípios de sua região) disseram estar maravilhadas com a riqueza do conteúdo oferecido por este curso de formação de mediadores. "Valeu a pena viajar por mais de 8 horas para poder estar aqui participando deste curso, onde recebemos conhecimento essencial para aplicarmos não somente nos cursos que mediaremos, mas também em nossas vidas", afirmou uma delas.
O certificado de conclusão do curso será feito pela Representação Estadual da FUG SP e de acordo com a sugestão do Secretário Geral da FUG LSVR – Leonardo Padovan, será entregue em solenidade de diplomação em data futura. Ao encerrar o curso, o instrutor e presidente da FUG LSVR, assumiu compromisso junto às cidades presentes de que a Representação Intermunicipal acompanharia e atuaria como parceira dos novos mediadores municipais para atendê-los em tudo que precisassem, garantindo assim o sucesso de cada turma. Fortuna também fez questão de parabenizar a atuação da Representação Estadual da FUG SP, através da Coordenadora do EAD-SP Leila Gomes, por ter sido o elo entre as representantes de Presidente Bernardes e Santo Anastácio com nossa representação, mostrando que nosso compromisso com o fuguiano e com o PMDB não é regionalizado, mas sim unificado em termos de estender as mão e compartilhar conhecimento com os demais companheiros. Citou também o trabalho impecável de apoio que vem sido prestado pela Coordenadoria Nacional do EAD/FUG no RS e pela FUG Nacional em Brasília, enviando material para os cursos em tempo recorde, mantendo sempre um canal aberto com fuguianos de todo o Brasil e sendo o braço de apoio para os milhares de mediadores dos cursos EAD/FUG.