Notícias
FUG e PMDB de Mato Grosso realizam amanhã Congresso Estadual
18/09/2009Brasília (23/04/2009) – A Fundação Ulysses Guimarães e o Diretório Estadual de Mato Grosso realizam amanhã o Congresso Estadual destinado a debater e consolidar as propostas do PMDB para as administrações federal, estadual e municipal. De acordo com a presidente da FUG de Mato Grosso, Tetê Bezerra, o evento deverá reunir cerca de 500 pessoas, entre líderes peemedebistas, militantes e acadêmicos.
Segundo a presidente, durante o Congresso serão apresentados os resultados dos questionários enviados pelos 111 diretórios municipais do estado. ?O questionário elaborado pela FUG e pelo PMDB nacionais foi enviado para os municípios onde o partido tem representação. Aqueles que não puderam responder todas as questões terão a oportunidade de fazê-lo amanhã junto com todos os outros militantes?, destacou.
DEBATES TÉCNICOS – A presidente da fundação no Mato Grosso afirmou que o encontro foi dividido em seis grandes eixos que têm como base os 15 setores presentes no questionário, entre eles agricultura, ciência e tecnologia, cultura, esporte, turismo, educação, emprego, indústria, comércio, infraestrutura, investimentos, meio ambiente, saneamento básico, desenvolvimento urbano, saúde e segurança.
O Congresso contará com a presença de especialistas que deverão contribuir com os debates previstos para amanhã. Ao todo serão 12 representantes da academia que irão abordar assuntos relevantes para o estado e para o país. Para debater os desafios do turismo no estado foi convidado o professor Dr. Francisco Lacerda, economista com 36 anos de experiência na área.
O debate sobre políticas de segurança pública será conduzido pelo professor Dr. Nadilson Ramos, coordenador do Núcleo Interinstitucional do Estudo da Violência e Cidadania. Saneamento Ambiental será discutido pelo professor da Universidade Federal do Mato Grosso, Dr. Luis Airton Gomes. O tema de infraestrutura, logística, planejamento e desenvolvimento urbano será abordado pelo economista Cláudio José da Silva, especialista em mobilidade urbana.
A FUG de Mato Grosso convidou ainda o professor da Universidade Federal do estado, Vercides Moraes, para debater política ambiental. Os temas regularização fundiária e habitação serão desenvolvidos, respectivamente, pelo ex-superintendente do Incra-MT, Clóvis Cardoso e pelo engenheiro sanitarista, Cléber Ávila.
ANSEIOS DA MILITÂNCIA – Para Tetê, o congresso deverá servir como termômetro dos anseios das centenas de militantes do partido no estado. ?Tenho percorrido todo o estado e um dos assuntos recorrentes nas discussões com a base política do PMDB mato-grossense tem sido o lançamento de candidaturas próprias para as eleições proporcionais e para a presidência da República. Nosso desejo é ver esse projeto consolidado?, defendeu.
Na avaliação de Tetê, o mais importante do encontro é a oportunidade de unir os diretórios em torno de objetivos comuns. ?A questão das candidaturas já vem sendo mencionada nas conversas com as representações do PDMB nos municípios de Mato Grosso. Até mesmo possíveis alianças com outras legendas do estado já começaram a ser discutidas?, ressaltou.
Tetê destacou ainda que durante o Congresso a Fundação Ulysses Guimarães e do PMDB de Mato Grosso irão apresentar, pela primeira vez, aos participantes seus novos sites. ?Os sites que estão em construção deverão nos aproximar ainda mais da base política do PMDB no estado. É uma forma de vencermos as distâncias entre os municípios, que chegam a ser de mais de 1000 km?, ponderou.
SERVIÇO – O congresso estadual do PMDB será realizado, amanhã, dia 24, às 13h30, no auditório do Cientec, localizado na Avenida XV de Novembro, nº 303, no Bairro do Porto, em Cuiabá. Às 14h, o congresso será aberto com a presença do presidente do partido no estado, Carlos Bezerra, o vice-governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, a presidente da FUG-MT, Tetê Bezerra e demais lideranças.