Notícias
FUG participa do Encontro Anual Educação Já 2022
27/04/2022A Fundação Ulysses Guimarães participou nesta terça-feira (26), em São Paulo, do Encontro Anual Educação Já 2022: renovando o compromisso, promovido pelo Todos pela Educação. O ex-senador José Fogaça, presidente do Conselho Editorial, representou a Diretoria e os Conselhos da FUG, ao lado das gerentes Elisiane da Silva (Formação Política) e Thatiana Souza (Comunicação Social).
Após dois anos de pandemia, que legou um saldo desafiador à Educação Básica Pública, o Todos Pela Educação reuniu uma frente ampla de especialistas, lideranças políticas, gestores e educadores para renovarem o compromisso com a recuperação do Ensino Público brasileiro e do País. “Muitas crianças e jovens ficaram abandonados na pandemia, muitos perderam pais e mães e viveram e estão vivendo situações socioeconômicas muito desafiadoras. Desafios educacionais que já existiam foram ampliados. Nunca precisamos tanto do comprometimento de todos e esse grupo aqui pode fazer a diferença”, disse Priscila Cruz, presidente-executiva da organização.
O espírito de urgência e a necessidade política de repactuar o engajamento com a Educação e as gerações futuras, especialmente frente às eleições que se avizinham, além da análise crítica do período da pandemia, foram temas que permearam todo o encontro.
“Aprovar o Sistema Nacional de Educação na Câmara dos Deputados é fundamental, porque sem colaboração e cooperação federativa entre governos federais, estaduais e municipais, a Educação tem dificuldade de avançar. Mas quando essa colaboração funciona produz resultados riquíssimos”, afirmou José Fogaça.
Durante o encontro foi veiculado um vídeo de 3 minutos com o pronunciamento da senadora Simone Tebet, que é pré-candidata à presidência da República pelo MDB. “Meu compromisso com educação passa por colocar crianças e jovens no Orçamento Federal na transversalidade e acabar com essa desculpa de que ensino básico é responsabilidade de estados e municípios. Lugar de criança é na escola com professores motivados, preparados, com recursos para dá uma infraestrutura adequada”, disse.
O evento ocorreu na Bienal de São Paulo, recebeu cerca de 350 participantes e teve quatro painéis que abordaram: o papel dos atores legislativos e estaduais no período da pandemia, medidas essenciais para vencer o impacto da Covid-19 no Ensino e voltar a avançar estruturalmente no Ensino, experiências inspiradoras na Educação brasileira e, por fim, um chamamento público pela defesa da Educação Básica Pública, independentemente do partido político, em uma mesa que reuniu figuras de um variado espectro político.
Assessoria de Comunicação Social FUG Nacional com informações do Todos pela Educação